quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Big John X Chico Sofista - Celibato.


24 comentários:

  1. Considerações Iniciais sobre Celibato

    Olá Chico Sofista. O assunto celibato me soa como uma incongruência dentro dos textos sagrados. Se, de um lado recebemos a instrução de "...crescer e multiplicar enchendo a terra..." O novo testamento acena com instruções adversas claríssimas.

    Pedro, em sua carta aos Coríntios disse "...Não procures mulher. Portanto, procede bem aquele que casa a sua virgem; e aquele que não a casa, procede melhor ainda“

    Gostaria que meu adversário discorresse acerca dessa pseudo incongruência, deixando sua visão do que aparentemente é uma questão inválida, a luz das escrituras.

    O celibato é invenção humana cujo objetivo foi acercar-se de eventuais responsabilidades por parte da Igreja Católica.

    Entretanto, condenar um homem a viver toda uma vida sem uma mulher é um castigo sem precedente. Lutero, um dos mais fervorosos monges católicos de seu tempo, havendo casado com uma freira, disse "...assim como não está em meu poder deixar de ser homem, também não está em meu poder ficar sem mulher".

    "..Não é bom que o ser humano fique sozinho" (Gn 2,18). Mas, será que esta palavra de Deus se refere sempre, ou somente, ao cônjuge?

    Há casados que se sentem sozinhos, na mais profunda solidão... De outro lado, são milhões as pessoas que se realizaram plenamente no celibato. Será?

    Não quero e nem vou defender o celibatário, aliás, não acredito na afirmação de que alguém possa ser feliz sozinho, parodiando uma obra de Raoul Follereau.

    A raça humana é formada por animais gregários e tem no convívio social sua mais expoente característica.

    Como crer que alguém esteja feliz assistindo a passagem dos anos, envelhecendo como as páginas amareladas das quais faz uso até o completo domínio?

    Acreditando-se sempre objeto do tentador pelo qual se culpa e se pune, considerando-se indigno de salvação.

    Meu adversário poderá dizer que celibato não significa abstinência sexual, e, que se uma autoridade eclesiástica dentro do catolicismo, viesse a ceder a tal tentação, não estaria cometendo grave falta, haja vista a ação excessivamente piedosa contra os crimes comprovados cometidos por religiosos na esfera sexual, tolerados por Roma.

    Há uma pesquisa indicando que nos estados americanos onde a prostituição é proibida, o índice dos crimes ditos sexuais é bem mais relevante.

    Da mesma forma, proibindo-se, sob pena de banimento, que um homem tenha contato com uma mulher, o fruto humano que se colherá não poderia ser diferente daquele que comumente se anuncia, para o espanto de uma sociedade hipócrita.

    ResponderExcluir
  2. Há o celibato escolhido por vontade própria, ou seja, sem imposição de nenhum credo ou fé.Há moças virgens no mundo, acredite Chico, algumas oferecem sua dita pureza mediante quantias negociadas com maestria.

    Há moços que permanecem sem contato com mulher por razões diversas, desde problemas psicológicos a ideais de perfeição ditados a anjos e arcanjos, jamais para humanos vivendo nesse plano.

    Tive um professor de violão clássico que nunca havia sequer namorado, aos 30 anos, dono de dois conservatórios de música clássica, acesso à televisão, shows e etc... permanece firme e fiel em reservar-se para uma mulher, quando a encontrar.

    São casos raríssimos, e a grande probabilidade é que venham a óbito na mesma condição em que adentraram a vida, virgens.

    A evolução humana possibilitou uma revolução no campo das relações entre parceiros sexuais, de modo a que ninguém com um mínimo de interesse, ou mesmo de saúde, possa despedir-se da vida reclamando de não ter tido oportunidade segura de envolver-se com alguém fazendo e trazendo felicidade a alguém.
    ResponderExcluir
  3. Gostaria que meu adversário, sem evocar para o abstratismo e utilizando-se de um raciocínio conexo, descrevesse o que entende pelo celibato, seja ele da forma religiosa seja por escolha pessoal.

    Se for favorável em qualquer dos casos, expondo suas razões, dando-se como exemplo daquilo a que for pregar.

    Acreditando nas palavras e sua força, sempre.

    Big John
    ResponderExcluir
  4. “1- Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
    2- Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
    3- Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
    4- Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
    5- Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
    6- Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
    7- Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade;
    8- Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. “

    1 Timóteo 4:1-8

    1 Timóteo foi escrita por Saulo de Tarso, um fariseu perseguidor de cristãos que se converteu ao cristianismo após ter um encontro místico com Jesus Cristo, o que o fez transformar-se no Apóstolo Paulo e escrever quase metade dos livros do novo testamento.

    Paulo foi um reformador, um revolucionário em seu tempo e também um grande líder. Timóteo era como um filho para ele. Ainda jovem, Timóteo foi responsável pela implantação das primeiras unidades cristãs em regiões “bárbaras e selvagens” da imensa Àsia e recebeu cartas de Paulo orientando-o sobre como deveria liderar e administrar uma igreja cristã.

    De forma literal, este livro é praticamente um manual sobre o que um líder deve esperar de seus seguidores, quando a busca em comum é a Verdade, revelada por Deus para seus apóstolos para que levassem ao mundo aquela mensagem sagrada.

    Paulo e Timóteo eram celibatários. Assim como Jesus provavelmente foi e também todos os seus principais seguidores, ainda que alguns tenham sido casados em algum momento de suas vidas.

    Existem inúmeras incitações à castidade ao longo de todo o Novo Testamento e mesmo aqueles que constituíssem família, eram orientados a rezar entre os atos sexuais para conseguir controlar as tentações de Satanás.

    Exatamente por isso, toda a doutrina cristã, seja ela católica ou protestante sempre valorizou muito a santidade do sexo e foram agentes defensores de valores que mantivessem o comportamento sexual sobre controle.

    Como você disse, a intenção inicial dos primeiros humanos era a de povoar a Terra, sendo assim, crescer e multiplicar era a coisa mais importante que os seres humanos tinham para fazer, se queriam construir uma civilização. E crescemos e multiplicamos até que perdemos o controle. As taxas de crescimento populacional não param de crescer e acabamos nos tornando extremamente dependentes de nossos meios de produção para conseguir manter e alimentar uma população tão grande e desigual.

    Uma análise literal do texto Bíblico nos revela que o criador do universo, de fato, importa-se bastante com o que fazemos quando estamos pelados. Há algo neste conhecimento do certo e do errado que nos torna maliciosos e que desde o começo de toda esta história pareceu desagradar o criador. Existe um castigo dado ao homem e outro dado à mulher que fariam com que a partir dali ambos fossem submetidos a responsabilidades diferentes na vida.

    A mulher iria pagar sua traição tendo que sofrer as dores do parto e sendo para sempre submissa ao marido. Isto foi implantado no mundo como ordem natural. O embrião de toda esta história é justamente explicar quais foram os fenômenos que fizeram com que a família fosse como conhecemos.
    ResponderExcluir
  5. Mas o conhecimento do bem e do mal aumentou e os seres humanos foram ficando cada vez mais maliciosos. Por mais que as autoridades tentassem refrear os impulsos da população, a perversidade, a fornicação e os crimes causados por motivos sexuais sempre foi algo que muito preocupou os líderes das nações primitivas e ainda preocupa bastante os líderes espirituais das nações cristãs espalhadas por todo o mundo.

    Só que agora, no mundo moderno, existe pouco espaço na mídia para a castidade. Os livros escolares ensinam desde cedo como é realizado o ato sexual e os professores instruem seus alunos a usarem preservativos. Alguém manter a virgindade até o casamento é algo mais raro ainda, mesmo entre os religiosos.

    Vivemos em um país onde a maioria das pessoas se diz “Católica não praticante”. O que é isso? É aquele cara que se diz católico para não dizer que não é nada, nem evangélico. Muitos são também espíritas ou maçons, mesmo o catolicismo condenando ambas as coisas. Não são moralistas, mas também não vivem rígidas normas morais em suas vidas. Na verdade, preferem continuar sendo católicos principalmente para manter uma identidade cultural que o identifica com pessoas que conheceu desde quando nasceu, nem que mal tenha posto os pés na igreja desde então.

    A maioria destas pessoas faz sexo antes do casamento, isso quando não apenas começam a viver juntas, sem ter feito nenhuma cerimônia religiosa. Isto está ficando cada vez mais comum hoje em dia, o que seria visto como um absurdo 30 anos atrás pela maioria das pessoas.

    Os maiores guardiões dos valores tradicionais são os evangélicos, que parecem (ou querem parecer) ser mais cumpridores desses rígidos códigos. Muitos nem se tocam durante o namoro e uma parcela significativa ainda se casa virgem.

    O sexo é normalmente visto como um ato sagrado que existe apenas com fins reprodutivos, mas em algumas igrejas é normal você ouvir o pastor dizer que o sexo é um importante elemento de união entre o homem e a mulher e que não tem nada de errado no prazer do sexo monogâmico dentro do casamento. Mesmo assim, a poligamia ou o homo/bissexualismo, ou mesmo atos considerados indignos como a sodomia ou a felação são sempre intolerados, ainda que uns evangélicos mais moderninhos tenham andado, até recentemente, tentado criar um filme pornô evangélico.

    A masturbação sempre foi condenada. E qualquer um que sabe o que aconteceu com Onan, entendeu que 5 X 1 é algo que o criador do universo não tolera, de forma alguma.

    Mas esta ideia de que a castidade está relacionada com a pureza e de que alguém que quer ter as experiências místicas mais profundas precisa ficar sem fazer ou mesmo pensar em sexo não é algo presente apenas no cristianismo. Monges budistas e sacerdotes hindus também praticam celibato e muitos alegam que só assim você pode conquistar o “Nirvana” ou a transcendência espiritual. É como se Deus premiasse este sacrifício com a capacidade de se elevar e se desprender da matéria, uma vez que você não se apega com mais nada a não ser com Deus.
    ResponderExcluir
  6. Mas os reformadores não param de aparecer e de transformar as sociedades em que tem a sorte ou destino de ter vivido suas vidas. Uma análise deste texto de Timóteo que eu postei no início mostra que Paulo achava que seria uma abominação se existisse uma “Doutrina de demônios” que proibisse o casamento ou que falasse para você o que é que você tem que comer, já que tudo o que existe é presente de Deus. Lembrei-me dos adventistas, que proíbem seus fiéis de comer carne de porco ou peixes sem escama. Mas lembrei-me também de como foi difícil para a igreja católica conseguir fazer com que seus clérigos finalmente se tornassem todos celibatários. Houve uma série de sanções, filhos de padres eram condenados à escravidão sem direito de alforria pela vida inteira, vários eram perseguidos e excomungados.

    Deve ter sido difícil para a igreja lidar com o espírito revolucionário de Martinho Lutero, que acreditava que a Bíblia era autoridade maior que qualquer líder clerical e que devia ser interpretado tal como estava escrita, não como diria algum mestre literário da hermenêutica que podia muito bem distorcer o significado original da palavra de Deus. Dizia ainda que não seria celibatário por que se Deus não quisesse que ele gostasse de fazer sexo com a mulher dele, não o teria feito homem e capaz de algo tão puro que é o de realmente amar uma mulher.

    Você não acha?
    ResponderExcluir
  7. Acho que está correto em diversos de seus raciocínios, quanto aqueles sob os quais divirjo, começando pelo final, diria que Ellen White, autora do "Grande Conflito", demonstrou claramente que, ao orientar o repúdio pela carne de porco, ou ao peixe de couro, ou aos animais de patas trincadas que não ruminam, dava com isso conselho de saúde alimentar, numa época em que essa questão nunca havia sido considerada.

    Quais são os peixes de couro? Lixeiros do mar., bagres e etc que se alimentam das putrefações, idem os porcos cuja alimentação é a lavagem, entre outros, mas, não há uma só instrução baseada no livro de Daniel que não tenha o caráter de temperança e bons hábitos. Aquele que seguiu as escrituras em sua essência, privando-se desses lixeiros da natureza não fez lá mau negócio.

    Martin Lutero foi testemunha ocular da ingratidão devassa de um líder eclesiástico ao qual servia, teve oportunidade de comprovar (e reprovar) que o discurso não coadunava com a prática. Isso fez de Lutero o "reformulador" da reforma, a primeira voz que se levantou questionadora, como também Calvino, John Wesley entre outros que, a partir de então, possibilitaram a existência de outros cultos que não o monopólio católico.

    Sim, os reformadores ainda estão ativos. Hoje pregam contra os últimos baluartes do rigor bíblico, como por exemplo a questão da sexualidade, cujo grupos interessados se apressam organizados em ver modificar. Mas o que significará ver derrubada a palavra clara e expressa "...maldito o homem que se deitar com outro homem"? "...Ao sodomita é impossível agradar a Deus"

    Há questionamentos de ordem direta como por exemplo, se Deus é Onipresente, onisciente e onipotente, havendo ele criado você Homem, como poderia você contrariando à criação, sentir-se atraído por outro homem?

    Diretamente, ao assumir-se homossexual, está também dizendo que a palavra de Deus é mentirosa. Da mesma forma que os idólatras, os mentirosos os praticantes desde a bruxaria até a usura. Não cabe ao homem reformar a escritura como se reforma um texto constitucional.Devemos aceita-lo, acata-lo ou esquecermos de sua existência por nossa conta e risco.

    Muitos praticam o celibato por iniciativa própria, sem nenhuma conotação com propósito religioso, há ainda um sem números que se 'tornaram" celibatários, mesmo tendo tido vida sexual ativa durante dezenas de anos.

    Às vezes a morte do companheiro, as vezes uma decisão pessoal, uma particularidade que é comum na individualidade do ser humano. Não há porque condena-los, cada um faz o que quer com o corpo que recebeu, e , se de um lado há excessos porque não admitir abstinência do outro?
    ResponderExcluir
  8. Contrariando um comentário seu, diria que a maldade não aumentou com a modernidade, a informação sim, mas os homens continuam como sempre foram, aliás, há uma passagem bíblica logo no início da escritura que diz..." o coração do homem é mau desde sua meninice"

    Certo é que a questão reprodutiva reduzia o ato sexual a um mero exercício copilatório sem os adicionais que hoje se adquire num Sex Shop. A modernidade chegou a um ponto em que o sexo por si só, é insuficiente para ser atrativo, tem que ter alguma coisa de perversão, para que se complete. É isso o que queria dizer?

    No tempo de papai e mamãe, culminando com aquele cigarrinho pitado no silêncio da penumbra de corpos envolvidos num clima de mistério, parece que tais exercícios adicionais não se faziam necessário.

    Um dos maiores estupradores Brasileiros, um Bandeirante famoso que aportou no Brasil no ciclo do ouro, afirmou em suas memórias que não passava um dia sem se "deitar" com três índias adolescentes, no mínimo.

    Mas não existia o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) muito menos se conhecia a palavra pedófilo, nem havia televisão ou internet. O sexo simples e reconhecido, era o melhor e maior dos passatempos.
    ResponderExcluir
  9. Todas as instruções de Paulo, antigo Saulo de Tarso, a seu discípulo Timóteo são válidos é poderão encontrar resumo num parágrafo de Cristo.

    "...Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo..."

    Mas Chico, COMO vamos amar a Deus? Fazendo a sua vontade, ora, se é a sua vontade que nos apresentemos na sua casa, "x" vezes por semana, que nos entreguemos a alguém ( do sexo oposto) de preferência puros, a instrução de Paulo não estaria invalida?

    Como vou amar o próximo como a mim mesmo se, por litígios regionais ou religiosos, eu devoto suprema ojeriza pelo meu irmão, preferindo-o morto?

    Pois é caro Sofista, o julgo depositado nos ombros dos humanos é superior ao que sua carne aguenta, razão pela qual que Deus, olhando desde o céu não viu na terra UM justo sequer, e, para um plano de remissão, teve que usar seu próprio filho.

    A mulher é tida como vilã dos textos bíblicos, desde o início, cedendo a tentação do maligno levando a perdição da humanidade, ao apocalipse onde a figura da noiva do dragão utilizando de seus paramentos e encantos, buscará enganar até o último dos justos.

    Para não falar em Dalila, na filha de Herodes, Jezabel e tantas outras. Uma mulher desnuda era passível de chibatadas. As concubinas de Davi, passavam uma vez pelo seu aposento e permaneciam o resto de seus dias em local seguro, guardado por eunuco, aguardando uma segunda oportunidade.

    Há um pudor que ainda em nossos dias envolve o assunto sexual, basta observar o esforço feito por homens e mulheres em esconder, camuflar aquilo que revela suas formas sexuais.

    A mulher cobre-se, coloca a bolsa por cima do ventre, cruza as pernas, os braços,puxa A blusa sobre o ventre como se envergonhasse da própria sombra que sabe ali habitar.

    Não é de se admirar que muitos celibatários convivam satisfatoriamente com suas opções, principalmente, considerando que a masturbação pode suprir (com vantagens ás vezes) a ausência desse contato.

    O celibato por imposição religiosa, é um castigo imposto por um papa infeliz no ano de 1300. e que continua fazendo vitimas até a presente data.

    Todo homem tem direito de ter sua mulher, e vice-versa, mas, se por alguma razão particular ou decisão pessoal resolver disso se abster, deve ser livre para seguir a própria decisão.
    ResponderExcluir
  10. “8- Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
    9- Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
    10- Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
    11- A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
    12- Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
    13- Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
    14- E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
    15- Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.”

    1 Timóteo 2:8-15

    O grande problema daqueles que dizem seguir a Bíblia como régua moral em suas vidas está no fato deles aceitarem como bem querem as passagens da Bíblia que julgam aceitáveis e fazem vista grossa para aquelas que eles não concordam. Os adventistas fazem isso quando aceitam os “conselhos alimentares” de Levíticos, mas fazem de conta que não leram o que estava escrito em 1 Timóteo 4. Toda doutrina de demônios que PROIBIR o casamento ou as pessoas de comer coisas criadas por Deus é considerada por Paulo mentirosa e enganadora.

    Uma coisa é você orientar as pessoas a valorizarem a castidade e se possível, serem celibatárias e outra é você ter uma doutrina que proíbe o casamento de quem quer dedicar sua vida a ensinar a palavra de Deus.

    Assim como uma coisa é você orientar as pessoas sobre conselhos alimentares em uma época em que não se sabia nada a respeito de nutrição humana e outra é você PROIBIR as pessoas de ingerirem alimentos que são sabidamente mais saudáveis do que outros que não são considerados “impuros” em Levíticos.

    Alguém que se alimenta apenas de lanches do McDonalds (sem bacon) está cumprindo os mandamentos de Levíticos e nem por isto sua educação alimentar é satisfatória, dentro do que se sabe hoje sobre nutrição. Da mesma forma, um pescador coreano que se alimenta apenas de frutos do mar, está se alimentando de coisas tidas como impuras em Levíticos e mesmo assim está fazendo uma alimentação extremamente saudável.

    Mas todos querem que tudo se resuma a “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo”, mesmo quando a análise literal dos textos Bíblicos é muito mais ampla do que isso. Às vezes, algumas ordens divinas não parecem ter esta preocupação como fundamental, principalmente quando as instituições lançam sanções e proibições para a vida das pessoas, baseadas em suas preferências pessoais.

    Um casal, por exemplo, que é fiel e monogâmico, mas que gosta de praticar sexo oral e anal não seria visto com bons olhos pela maioria das pessoas que fez uma interpretação literal e honesta dos textos bíblicos. Acaso sexo anal, ainda que com uma mulher, não deixa de ser um tipo de sodomia? Se é um tipo de sexo que não pode gerar descendentes, então por que realizá-lo?
    Se ao sodomita é impossível agradar a Deus, então um homem que insere o pênis no ânus de sua esposa pode fazer o tanto de caridade que for, pode ser justo e bom, que nada disso vai fazer ele agradar a Deus. Colocou o pingulim onde não devia, já era.

    Mas o cara não está prejudicando ninguém, muito pelo contrário. Pode ser que viva muito feliz com sua esposa. Ainda assim, se você “ama o próximo como a ti mesmo”, você se preocupa com isso e instrui seu irmão no caminho que ele deve andar, longe de tentações de Satanás, como esta.
    ResponderExcluir
  11. Martinho Lutero foi considerado em sua época como alguém que não respeitava o rigor das autoridades eclesiástica, por isso seria um herege. O mesmo julgamento é feito com os reformadores de hoje em dia, que assim como Lutero, acham que o discurso de muitos religiosos de hoje em dia não condiz com a prática.

    Mas da mesma forma que existia corrupção na Igreja naquela época, os protestantes após a reforma não conseguiram se ver livres da mesma. Prova disso é o número imenso de denominações que exploram os fiéis com discursos vazios cujo único objetivo é arrancar dinheiro de gente ignorante e infeliz.

    Uma análise imparcial dos fatos nos mostra que a homossexualidade pode ser algo que nasce com a pessoa, do mesmo jeito que existem animais que são homossexuais. Como dizia Lutero: “Assim como não está em meu poder deixar de ser homem, não está em meu poder ficar sem mulher”, não poderia dizer um homossexual: “Assim como não está em meu poder deixar de ser gay, não está em meu poder ficar sem outro homem”?

    A não ser que você ache que ninguém nasce com grande tendência a se tornar homossexual e que a homossexualidade tem “cura”, vai ter um conflito lógico para resolver ao tentar conciliar livre arbítrio com o que dizem as escrituras com a imagem de um Deus benevolente, mas que cria as pessoas com características que ele mesma condena à danação eterna.

    Mas o texto diz: “Maldito o homem que se deitar com outro homem”. Desconsiderando o fato deles poderem fazer de pé, o que dizer de mulheres que se deitam com outras mulheres?

    Mais uma vez, estamos vendo como é que a interpretação literal dos textos Bíblicos pode dar origens a possíveis paradoxos. Tanto é que, segundo a interpretação dos católicos, não faz sentido achar que alguém do clero deveria ser livre para poder casar, se quisesse. Alegam que a igreja católica não “proíbe” o casamento, se você quiser se casar, basta não ser do clero. Da mesma forma, os adventistas dizem que não “proíbem” a ingestão de alimentos tido como impuros. Se quiser comer, não seja adventista.

    Mas quem procura ser um religioso honesto, deve fazer como você disse: “Não cabe ao homem reformar a escritura como se reforma um texto constitucional, devemos aceitá-lo”. O contrário seria ser um hipócrita, como aquele que tem tendências homossexuais, mas acha que não tem nada demais ser religioso mesmo assim. Ou então aquelas mulheres modernas, metidas a feministas e ainda assim se dizem cristãs.

    Basta analisar a passagem de Timóteo que eu colei no início desta réplica para perceber que estas mulheres não leram a Bíblia. As mulheres são orientadas a aprender em silêncio e jamais deveriam ter posições de autoridade sobre homens, nem ensinarem. Mas hoje em dia, é normal uma mulher ser professora ou ter um emprego onde possui homens como subalternos. Também é normal que este tipo de mulher se considere extremamente religiosa e seguidora da Bíblia.

    Mas pelo visto, a maioria das pessoas finge que não lê alguns pontos fundamentais da palavra de Deus. Um exemplo disso é o descaso das pessoas ao interpretar uma passagem importante do velho testamento:
    ResponderExcluir
  12. “9- Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão.
    10- E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou. “

    Gênesis 38:9-10

    Deus matou Onan por que ele fazia coito interrompido ejaculando no chão, por não querer ter filhos com a mulher do irmão. Nitidamente, o ato sexual sem finalidade reprodutiva, interrompido com masturbação e ejaculação ao solo não é visto com bons olhos por Deus. O que dizer então de quem gasta horas na internet vendo filmes pornográficos onde as pessoas jogam seu sêmen por todo o corpo e rosto das mulheres?

    Do mesmo jeito que existem pessoas que possuem os desejos sexuais mais estranhos, como gostar que urinem ou defequem em cima de si, sexo com animais, objetos inanimados e etc, o mais novo tabu sexual parece ser a abstinência sexual. Algumas pessoas simplesmente não gostam de fazer sexo e não se importam em viver uma vida sem ele.

    Mas a abstinência sexual com motivos espirituais tem um objetivo muito mais profundo e não adianta “aliviar” com masturbação, sob o risco de cair no mesmo crime de Onan. Mesmo por que, toda a ideia da abstinência com motivos místicos está no fato de purificar o corpo e a mente. Desta forma, atrapalha muito voltar seus pensamentos para coisas da carne se o que você almeja é o desprendimento de tudo isso.

    Por fim, eu nuca disse que a maldade aumentou com a modernidade, na verdade eu acho justamente o contrário disso. O que mudou foram nossas relações, o modelo de família e principalmente, os direitos das mulheres. Em um mundo onde a sexualidade feminina é intensamente explorada e a mesma assume função de líder e professora, como esperar que as pessoas tenham o mesmo senso de castidade que tinham antigamente?
    ResponderExcluir
  13. Vejo que se amarrou literalmente nos escritos de Paulo, onde sugere rigor a um povo que pela sua concupiscência e disposição, carecia de uma palavra dura, assim a recebeu. Do mesmo modo como na época de Noé onde o povo de Sodoma foi orientado e não deu ouvidos.

    Há dezenas de registros onde Deus dá alternativas entre ama-lo ou deixa-lo, sendo a principal aquela em que diz a Israel "...se me amardes e respeitardes..." falando com o povo judeu que o rejeitou, sendo, conforme a profecia, espalhados como grãos de areia na praia, ainda assim permanecendo.

    Enfim Chico, a palavra que deveria orientar o povo para o qual Timóteo se dirigia, era essa palavra de disciplina e edificação. Não poderia ser a mesma endereçadas aos povos da Tessalônica ou aos Romanos que observavam tais tradições. Há um sentido e direção na palavra.

    Ao contrário do que tenta induzir, a modernidade acirrou alguns costumes. Admito, alguns bons outros nem tanto. Vou citar o radicalismo no Islã, vou citar algumas determinações protestantes Brasileiras, entre as quais a Congregação Crista no Brasil, Assembléia de Deus, Deus é Amor, Testemunhas de Jeová e os próprios Adventistas a que tanto se refere.

    Na Congregação, por exemplo, a mulher sequer sobe no púlpito. Nunca, senão para limpa-lo. Jamais faz uso daquele microfone e nem exerce cargo de ministério senão aqueles ligados ao louvor, cozinha e a manutenção. Não vamos falar em vestimentas, nem na Deus é Amor e nem da Assembléia. Há um julgo nos costumes, e ele nasceu na errônea interpretação de textos DESTINADOS a determinado grupo a seu tempo.

    Até bem pouco tempo, toda a informação recebida por esses fieis, vinha do púlpito, não tinham acesso a jornal, revista ou TV, sendo tais fontes vistas como instrumentos desvirtuadores da boa doutrina. Nesse contexto de importância, em que a mulher é um objeto, cuja principal função é de receptáculo dos fluídos e da ira de seus legítimos proprietários, para os quais deve manter as obrigações aprendidas com a mãe ao longo de toda vida, talvez me questione se isso é fato e onde esteja ocorrendo.

    Uma adultera na Afeganistão, foi recentemente arrastada por uma parelha de bodes cidade afora, pelo crime de submeter-se a outro homem, sabe-se que deveria lutar até a morte, literalmente, para impedi-lo. Os clubes fechados, os salários diferenciados, os grandes cargos atrelados a favores devidos a executivos majoritários que, vezes sem conta explodem na mídia como escândalos mundiais. A impunidade cada vez mais acentuada pelos crimes cometidos contra mulher, o famoso crime de honra, tradição mineira conhecida jurisprudencialmente, jamais admitida de público. O que de fato mudou meu caro Chico, no cenário daquelas que foram malditas pela própria luxúria original?

    Perguntado se vinha abolir ao velho testamento, Cristo respondeu, "...vim cumpri-lo". E, sendo Deus onipresente, presumo que sabia de toda a epopeia humana que se desenrolaria, a partir da estratégia de seu inimigo, infinitamente superior a criatura por ele gerada e colocada no paraíso. Considero que o celibatário, seja eclesiástico ou não, é uma alternativa do castigo da vontade humana de dar vazão aos desejos da carne, todos eles de origem e reputação animal como você bem citou.

    O homem dispondo de uma mulher, invertendo com ela os papéis originais, transformando entradas em saídas, contaminando seu rosto e boca, urinando e defecando como um hipopótamo com seus dois neurônios, sobre aquela de deveria amar e respeitar, estaria agindo semelhante a tal animal e somente como um animal poderia ser concebido. Isso posto, quem defende as variações sexuais pregadas como aditivos, turbinadores de uma relação decadente, é, a meu ver, alguém psiquiatricamente desequilibrado.
    ResponderExcluir
  14. "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" é uma instrução nada fácil meu caro Chico, logo, não estou resumindo todas as suas instruções nesse parágrafo, mas agravando suas instruções sobremaneira.

    Não pode amar a Deus, muito menos o seu próximo, quem dele se locupleta para o expurgo de suas maldições, salvo sê, houver algum ser humano que se agrade em ser tratado como verme da terra.

    O pensar, o simples pensar na carne já nos eleva a condição de pecado, portanto aquele que se propõe a seguir a letra da escritura e não a sua graça, deve estar vigilante, tamanha é a exposição a que estará estimulado nos dias atuais.

    O celibatário que optou por esse caminho por razões particulares, e creia, não são poucos, procura, suprir essa carência (que é forte) com algo que lhe abstraia, fomentando e exigindo de si, grande capacidade intelectual.

    Há um seriado americano sobre uma república de físicos me fugiu o nome, que exemplifica com propriedade o que digo, mas de forma que quanto mais nos abstemos de pensar em sexo, mais poderemos ascender em alguma área considerada de raro domínio como física, química ou mesmo astronomia por exemplo.

    Proponho a você Chico, que na sua próxima transa, durante sua melhor excitação, tente fazer exercícios como raiz quadrada, juros ou poemas., compreenderá melhor enfim.
    ResponderExcluir
  15. Reconheço que o homem tem se afastado de Deus e de seus preceitos, tu assim o dissestes no seu início, e, com o advento de todos os recursos que a modernidade propicia, Deus caminha para os esquecimento, assim como todas as tradições que o cerca.

    Em Junho do ano passado, quase na fronteira do Mato Grosso do Sul, tive a oportunidade de participar de uma festa de São João, com aquela barulhenta queima de fogos, e uma mesa farta de aperitivos e comestíveis para os convidados.

    A média de idade dos presentes estava acima dos 45 anos, embora aquela festa seja uma tradição conhecida a mais de 50 anos, passada de geração a geração, que em seus tempos de glória contava com mais de 300 pessoas que se preparavam meses para comparecer, o que comprovei foi lastimável.

    Não havia mais que 50 almas presentes, e o que é pior, a matriarca, aquela que durante as últimas décadas mais se movimentava para a continuidade desse festejo católico, faleceu meses depois dessa festa, de modo que em Junho próximo não se sabe o que ocorrerá.

    Quantas gerações mais passarão Chico, para que todas essas nossas memórias sejam meras lembranças de uma geração esquecida? O que dirão seus netos sobre celibato? Como interpretarão, se é que tomarão ciência dos conselhos de Paulo?

    Sinceramente, vejo que tudo está se encerrando.

    Vejo que somos nós os guardiães de tradições ameaçadas por exércitos de novidades, contra as quais não temos meio de competir, senão pela misericórdia daquele que a tudo resistiu.

    Big John
    ResponderExcluir
  16. “18- Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    19- E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. “

    Apocalipse 22:18-19

    Os últimos versículos da Bíblia terminam com um aviso, que é também uma ameaça: Ninguém deve tirar nem acrescentar nada do que está escrito, sob pena de ser atacado por pragas ou perder seu nome do livro da vida.

    Mas quando algo que está escrito na Bíblia parece antiquado ou mesmo ilógico, a resposta mais comum de se ouvir é que a parte em questão só serviria para o povo da época em que foi escrita. Mas como diferenciar aquilo que deve valer até hoje daquilo que só valia naquela época, naquele contexto específico? E outra, se a validade de determinada passagem é apenas histórica, então por que manter em conjunto com outras que tem nítido apelo moral para a contemporaneidade?

    O clero católico é formado por um sistema de hierarquias e possui uma forma de interpretar as escrituras que lhe é bastante peculiar. Durante muito tempo, as missas eram todas realizadas em latim e a maioria das pessoas que ia assistir não entendia nada do que estava sendo falado. Não havia traduções da Bíblia para os idiomas locais e apenas o clero tinha acesso às informações diretamente da Bíblia. Acreditava-se que a Bíblia não é um livro para ser lido por qualquer um, pois seria muito fácil fazer interpretações errôneas dos seus textos e por isso, apenas especialistas deveriam ter acesso aos mesmos.

    Tudo isso mudou após a reforma protestante. Hoje, qualquer um pode fazer sua própria interpretação do texto e mais, se tiver dom de liderança e oratória, qualquer um pode formar uma igreja, valorizando mais uma passagem da Bíblia em detrimento de outra. Por isso mesmo que cada denominação protestante possui alguma característica própria que a distingue das demais e normalmente está relacionada com a parte da Bíblia que eles resolveram interpretar com maior ênfase, ou de forma anacrônica.

    Mas o catolicismo tinha se espalhado no mundo no mesmo passo que o império romano aumentava suas fronteiras e depois dele, o imperialismo ocidental representado pelos reis medievais e seu constante apoio da igreja católica. Com isso, povos que possuíam sua cultura local e sua própria religião sofreram esta nova influência, sendo que a mesma foi imposta a estes povos em diversos momentos da história.

    As tribos bárbaras europeias eram em sua maioria animistas ou politeístas. Os livros de Marion Zimmer Bradley falam muito do culto à “Deusa”, que tinha a mesma simbologia de “Gaia”, a mãe da Terra e de todos os seres viventes. As sacerdotisas tinham uma importante função social e as mulheres eram veneradas, assim como a fertilidade era considerada sagrada e o sexo visto como algo santo, tanto é que era comum o ato sexual ser realizado durante as manifestações religiosas. Já os povos germânicos indígenas valorizavam o poder, a superioridade, a conquista e foi um choque cultural muito grande quando ouviram falar de uma doutrina que exaltava a humildade e a servidão. E que dizia também que mulheres não poderiam ser sacerdotes nem manter posições de liderança entre os homens.

    O modelo familiar judaico cristão, disseminado pela igreja católica era inerentemente patriarcal e reduzia as funções da mulheres a servas submissas dos homens, culpadas pela danação da humanidade e capazes de tentar e enganar os homens, como descrito em várias passagens da Bíblia, como você bem mostrou. E este modelo influenciou tremendamente as relações da família e manteve-se durante a maior parte da nossa história.
    ResponderExcluir
  17. Mesmo sem seguir a orientação de Paulo, os muçulmanos cobrem suas mulheres, não as deixam exibir em público suas vaidades e nem serem adornadas por joias e maquiagens. Alegam que as mulheres são mais respeitadas desse jeito, pois fica muito mais difícil para os homens cobiçá-las. E mais, isso facilitaria também a vida dos homens, que teriam menos problemas em controlar seus impulsos primitivos.

    Se manter a castidade é algo tão importante, então os muçulmanos estão certos e os povos ocidentais são extremamente relapsos em manter esta ordem. Na Turquia, a maioridade penal para homens é 11 anos e para mulheres é 9. Se uma menina de 9 anos é considerada adultera, é apedrejada em praça pública, no mesmo rigor dos nossos ancestrais que escreveram a Bíblia. Uma mulher que é estuprada e não gritou o suficiente, também é severamente punida, além de ser uma vergonha para o marido e para a família.

    O relapso dos ocidentais em relação a esta questão é tão grande que a coisa desandou completamente por aqui e mesmo dentro das igrejas é comum ver mulheres vaidosas se mostrando e provocando os homens. Isso quando não se tornam pastoras ou missionárias tendo voz de comando dentro da instituição, quando não sob seus próprios maridos.

    Apenas alguns casos raros conseguem manter estes cuidados com mais afinco e o maior exemplo, em minha opinião, é exatamente o que você citou: A Congregação Cristã do Brasil. Em seus cultos, mulheres sentam separadas dos homens, sempre com véus, saias (calças compridas são proibidas) e cabelos compridos, pois cortar ou pintar o cabelo também não é permitido. Os sermões são sérios e não tem este negócio de gente bater palma entre os hinos e nem estas outras coisas da modernidade, pois o objetivo deles é manter-se longe das tentações do “mundo”. Até pouco tempo atrás, a maioria dos fiéis não tinha televisão em casa e faziam de tudo para manter uma unidade entre os outros fiéis.

    Mas os grupos protestantes mais rigorosos com estes aspectos como a CCB são raros. A maioria esmagadora e também a parcela que mais cresce é a dos evangélicos neo-pentecostais de movimentos carismáticos que usam vários elementos da modernidade para atrair os fiéis. Nestes, inclui-se a maior parte das denominações que possuem poder político, com os deputados da bancada evangélica, conhecidíssimos por não comparecerem ao trabalho e por seus escândalos de corrupção.

    Neste ponto, eu tiro o chapéu para os católicos. Apesar de bancadas católicas terem poder considerável em vários países, nenhum padre pode se candidatar para nenhum cargo público e aproveitar de sua posição para conseguir votos dos fiéis. O mesmo não é acontece com os evangélicos e o resultado são estes pastores que se aproveitam de sua posição para ascenderem politicamente e conseguirem executar com maior primazia seus objetivos egoístas.

    Mas será mesmo que a melhor forma de controlar os impulsos sexuais da sociedade é a repressão? Quem analisa friamente as atitudes das mulheres ocidentais e compara com as do oriente médio, conclui que, de fato, eles conseguem o que queriam. A repressão realmente impede que a cultura do país seja tão intensamente sexualizada como a nossa. Com imagens de sexo o tempo todo e em todos os lugares, fica difícil manter a castidade, pelo menos a do pensamento, que segundo as escrituras é tão importante quanto o ato em si.

    Como não pensar em sexo vendo inúmeras mulheres exuberantes e semi nuas nas ruas, nas revistas, na televisão, na internet, em todos os lugares? Como manter-se casto ou celibatário em um mundo tão cheio de tentações? Uma coisa é fazer isso em um lugar onde todas as mulheres se cobrem o tempo todo e outra é fazer isso no Rio de Janeiro.

    Em Itapetininga, interior de São Paulo, o seminário de padres fica exatamente em frente ao maior puteiro da cidade. Quando passei por ali, não pude deixar de imaginar se os seminaristas não deviam pular os muros de madrugada para se encontrar com as putas, ou ao menos se já não haviam pensado nisso.
    ResponderExcluir
  18. Mas talvez não. Talvez esses caras consigam viver neste mundo que respira sexo como o nosso e ainda assim manter-se íntegros. Pra mim é difícil imaginar por que já sou alguém que há muito perdeu esta guerra. Confesso que pra mim parece mais fácil se livrar do vício no crack do que conseguir ficar sem pensar em sexo, ou pior, sem praticá-lo.

    Mas isso também por que eu vivi inúmeras experiências em minha vida que transformaram minha personalidade no que ela é hoje. Quem busca a castidade procura experiências completamente diferentes.

    Eu tentei ser um menino casto quando ia pra igreja e prestava muita atenção em tudo o que era dito e depois chegava em casa e conferia tudo o que tinha na Bíblia. Mas foi numa dessas vezes, visitando a CCB, igreja dos meus avós, que fui seduzido por umas garotas, que de castas só tinhas as saias e os cabelos e que me levaram para o fundo da igreja para perder a virgindade com elas, que faziam sexo anal para não romperem o hímen e ainda poderem casar virgens.

    A hipocrisia era tanta que depois de um tempo este era o único motivo para eu ir na igreja e tinha que me esforçar muito para não ouvir o que o pastor dizia e não me sentir culpado com o que eu fazia. Mas ainda que me sentisse culpado ou pensasse que poderia ir para o inferno por causa disso, nada era suficiente para vencer a tentação.

    Por isso, eu nem consigo imaginar o drama dos padres em lutar contra isso. E por isso também eu questiono se a repressão é realmente a melhor maneira de se conseguir com que as pessoas continuem castas.

    Depois desta experiência, com quase todas as outras mulheres com quem me relacionei, conseguir fazer sexo anal era algo muito difícil e que exigia muita paciência e dedicação. E a maioria delas nem era religiosa. Quem diria que seria mais fácil sodomizar uma mulher que se diz crente do que uma que não se diz?

    A maioria pastores protestantes parecem viver suas vidas pessoais e sexuais sem muitos escândalos. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer a respeito do clero católico, tão frequentemente acusado de crimes como a pedofilia, na maioria das vezes homossexual.

    Com isso, espero que em suas considerações finais, Big John, nos diga qual é, em sua opinião, a melhor política a ser adotada para fazer com que as pessoas valorizem a castidade, além de mostrar quais são os benefícios para a sociedade em se conseguir isso. Será que a repressão é a melhor maneira? Estaria certa a igreja católica em proibir seus padres de se casarem?
    ResponderExcluir
  19. Deus é tão poderoso que já previa a queda humana quando disse "...e cuidaram de mudar os tempos e as leis..." Saiba meu amigo Sofista, que de tudo quanto há na bíblia, tudo foi inspiração de Deus, MAS, há uma coisa que foi escrita pelo dedo de Deus, e foi escrita duas vezes. Os 10 mandamentos. Ora, se trocamos o sábado (sétimo) pelo domingo (primeiro), se mentimos, prostituímos, roubamos, desejamos a mulher do próximo, revelamos nossa essência pecaminosa, e, comprovadamente, nos mostramos incapazes, pelas nossas obras de alcançar mercê, haveremos de querer pelo exercício da abstinência sexual galgarmos uma graça?

    Somente a misericórdia divina poderá suster e dar esperança ao homem. Mas, nessas minhas considerações finais, quero deixar um registro positivo aos seus esforços, demonstrastes interesse, conhecimento e acima de tudo dúvidas quanto a interpretação da dualidade que tais ensinamentos ensejam, acredito que os frutos de suas considerações, foram de grande valia a uma multidão anônima que se debruçou a luz de suas indagações.

    De minha parte nesse epílogo, quero distanciar-me da questão teosófica no que concerne ao assunto, focando o celibato e a virgindade sob uma ótica humanitária, fazendo com coragem algumas afirmações. Segundo Eduardo Gomes, Geriatra famoso em declaração a revista Veja, há um caráter de punição quando adotamos esses costumes por iniciativa própria. O homem nasceu para conceber, mantém um ácido venenoso que precisa ser expelido de uma forma ou de outra constantemente.

    Há estudos ligando o câncer a ausência de prática sexual, logo, a abstinência em idade fértil é, antes de tudo, uma questão de saúde. Quando digo saúde me refiro não somente ao corpo mas especialmente a questão emocional.Alguém carente de sexo é normalmente assaltado em seus pensamentos,surpreendido em seus olhares, estando pois em constante regime de tensão.

    No homem, o próprio corpo se incumbe em expelir espontaneamente nos processos evacuatórios ou nas poluções noturnas imperceptíveis, tão comuns em adolescentes, aquilo que é excesso e está, perigosamente, em reserva dentro do corpo.

    Na mulher há um aviso mensal que tudo está preparado para a concepção, uma rede de uma complexidade inimaginável, senão divina, avisando que é tempo de semear. Durante toda uma vida ativa o fato se repete com regularidade irrepreensível.

    Definitivamente, nascemos para cumprir aquilo que nos foi determinado originalmente, entretanto, há calosidades que reforçam a prática do celibato voluntário e da virgindade opcional, entre outros poderia citar traumas psicológicos diversos, que revolucionaram a razão de ser do sexo como algo sujo.

    Mesmo sendo uma virgem a garota faz questão de mostrar sob a burca do Islã, a beleza de seus olhos e toda a singularidade que tais contornos insinuam. A força e a competitividade masculina, quer demonstrar como numa dança de acasalamento, que mesmo sendo celibatário, seu desejo pela posse feminina o obriga a destacar-se.

    Voltando aos textos bíblicos naquilo que se originou no dedo de Deus, os 10 mandamentos, "...pecamos se imaginamos..." Ora Chico Sofista, diga-me quem, sendo saudável e no auge de seus hormônios, abstrairá de vagar com sua mente pelas passagens secretas a que bem conhece na solidão de suas celas?

    Que moço ou moça não lamentará seu sacrifício ao questiona-lo na sua intimidade, e, em questionando o passar dos anos de uma vida improdutiva enquanto varão e enquanto donzela, estaria com tais reflexões vivendo uma vida plena e feliz?

    Eu, Big John afirmo, todo celibatário ou virgem, é por consequência, infeliz.
    ResponderExcluir
  20. Bem verdade que se levantarão discordantes demonstrando o valor cristão de praticas de abstinência, oferecendo o exemplo de apóstolos e do próprio Cristo, do qual todos julgamos seguir, além de toda a literatura oportunista que, a seu tempo e direção, orientaram tais práticas.

    Senhores, não vivemos hoje no inferno da carne.

    Houve um tempo em que a iniquidade e a sensualidade chegou a grau tão tremendo que Deus em sua bondade, não suportando tamanha afronta de tais criaturas no que se refere a sexo, resolveu destruir completamente aquele povo.

    Anjos de Deus visitaram a Ló e orientaram naquilo que deveria fazer e como deveria fazer, entretanto, os "homens" daquela cidade, acostumados a pratica sexual entre si, rogaram a Ló que trouxesse seus convidados para fora de sua casa, para que com eles se "deitassem".

    Ora, sendo Ló homem temente a Deus disse-lhes, "..tenho duas filhas virgens, tomai-as e fazei delas o que quiserem mas não toquem em meus convidados.."

    Absalão, para provocar a ira de seu pai, tomou para si e em praça pública, possuindo a cada uma de suas concubinas, histórias de incestos, de estupros, de homossexualidade, a bíblia é um arcabouço de experiências e jamais vi referência a eunuco feliz, quiçá celibato ou virgem.

    Guerreiros, construtores, reis, políticos e servos, toda a sorte humana se sustentou em gemidos contidos ou em gritos reveladores, o sexo ao longo dos milênios que acompanham a raça dos homens, sempre foi força presente e ativa.

    Nos primórdios da humanidade não se falava em abster-se de sexo sob nenhuma hipótese, até os bruxos mais respeitados, os lideres mais famosos, os grandes guerreiros, os clérigos de mais alta distinção, tinham seus moços e moças e deles dispunham segundo a própria vontade.

    A abstinência sexual é uma forma de reprimir desejos que julgamos exceder, exigindo imediata medida de contenção, sob risco de cruel e justo castigo. A mente comanda tudo.
    ResponderExcluir
  21. Isso posto, perguntar-me-ia Chico Sofista e outros tantos que me acompanham, qual seria a posição de Big John com relação a castidade?

    Ora, sou favorável à moral e aos bons costumes, sou favorável a que os jovens tenham os mesmos direitos aos quais tive e gozei, mantendo a sanidade e os cuidados necessários desse nosso tempo.

    Sou absolutamente contra a imoralidade, a obscenidade e o desrespeito. Esses valores devem ser ensinados aos jovens, quanto a castidade é um fardo que envelhece, tornando-nos deprimidos e enrugados antes do tempo certo.

    O livro de Eclesiastes contém sábia passagem..." alegra-te jovem na tua juventude e recreie o teu coração nas coisas que lhe dão prazer..."

    Ora, o que daria prazer ao coração de um moço? O nervosismo de sentir sua vesícula transbordando, seus hormônios induzindo-o a pensamentos macabros, alguns até criminosos em nome de um sugestão de abstinência?

    O que daria prazer a uma moça? A companhia de algumas pessoas com o triplo de sua idade, falando de assuntos dos quais apenas meio século depois tomaria ciência?

    Não seria a carícia de um abraço o ardor de um beijo e o perfume da juventude, tão mais apropriados no que se refere aos prazeres do coração ditos em Eclesiastes?

    Se alguém realmente tiver simpatia pelo celibato ou pela castidade, que aguarde pois os 70 anos de idade pelo menos, para não ser injusto consigo mesmo, nem se arrepender com amargor solitário no fim da vida.

    O exercício responsável da sexualidade é o desejo expresso do Criador, e, através dele, tão somente, poderemos no final de nossa jornada dizer alegremente para nossa consciência..."acabei minha carreira e guardei a minha fé"

    Big John
    ResponderExcluir
  22. “E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
    E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
    E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
    E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.“
    (Lucas 10:25-28)

    Esta é talvez a passagem mais conhecida da Bíblia. Sempre quando questionado em relação a uma passagem da Bíblia que pudesse sugerir algo que a pessoa não concorde, é comum a pessoa tentar reduzir toda a fé cristã a este pequeno trecho do evangelho de Lucas, em que Jesus responde a uma pergunta de “um certo doutor da lei”, que queria saber qual era a coisa mais importante para se fazer para ser salvo. Jesus, na verdade, perguntou pra ele “o que estava escrito nas leis e qual era a interpretação dele. A famosa frase não foi dita por Jesus, mas pelo jurista, que tentou resumir tudo o que ele conhecia a respeito das leis em uma frase só. Jesus apenas disse que ele estava certo.

    Ora, mas o Jurista era provavelmente um Judeu contemporâneo de Cristo, seguidor das Leis do Judaísmo e também do Império Romano, que subjugava seu povo. Quando ele disse “Deus”, é mais certo que estivesse referindo-se ao Deus dos Judeus e do Velho Testamento. E quando ele referia-se ao “próximo”, Jesus respondeu contando a parábola do bom samaritano, para dizer que o próximo é todo aquele que precisa de ajuda, vinda da pessoa que for. Por esta última parte do discurso, esta passagem do livro de Lucas ficou conhecida por mostrar uma versão de Jesus livre de preconceitos ao colocar um samaritano na história e pedir para que os Judeus dizerem quem era o “próximo”.

    Além disso, sob várias interpretações, “Deus” seria literalmente a mesma coisa que “A verdade”, “O amor” ou “A vida”. A existência do mal seria justificada pela possibilidade do livre arbítrio. Apenas pela não interferência de Deus, nós poderíamos aprender a viver no mundo que ele nos deu e por mais ingrata a sua realidade, deve-se ter esperança, pois o senhor protege os oprimidos e condena os corruptos, em seu devido momento, escrevendo certo por linhas tortas. Outras visões de Deus o definem como sinônimo de “propósito” ou mesmo de “a natureza”, ou “ou universo e a realidade em si”. Em qualquer uma delas, a existência da realidade depende de Deus, a única coisa que muda é qual o grau de participação de Deus sobre sua matéria criada. E aí os grupos se dividem naqueles que definem a “Deus” como “Incognoscível” ou como uma “Resposta”, quando ninguém mais consegue responder. Aí nasce o Deus das Lacunas e o culto à ignorância humana.

    Mas tudo depende do nome que você dá para a palavra. Será que um muçulmano que cultua Alá não estaria vivendo a vida sob princípios morais muito parecidos com os que cultuam Jeová? Ou mesmo com algum outro Deus com características universais que possam ser seguidas pela sociedade, inclusive por aqueles que não possuem Deus algum? Se “Deus” for a mesma coisa que “A verdade” e “o próximo” for a todas as outras pessoas, então esta regra universal é seguida por várias pessoas de diferentes credos, que passam suas vidas investigando e procurando conhecer “A verdade”, assim como praticam a caridade e respeitam as outras pessoas.

    Não faça para os outros, o que não gostaria que fizessem para você. Mais universal que isto, impossível. Mas como conversamos ao longo do tópico, as pessoas são estranhas. Algumas pessoas gostam de ser tratadas como “vermes”, como você disse. Gostam das coisas mais bizarras e imagináveis e por mais que seja difícil de admitir, são felizes do jeito que são. Nestes contextos, os conflitos morais residem sempre nos níveis de tolerância das diferentes partes do debate.
    ResponderExcluir
  23. Como podemos dizer se as pessoas estão mentindo sobre serem ou não felizes? O testemunho delas não é suficiente? O que seria esta “felicidade verdadeira”? Será que não seria ao êxtase de conhecer a si mesmo e entender qual é o seu verdadeiro papel na trama da peça ou na ordem das coisas? Você mesmo deu alguns exemplos interessantes de pessoas que abdicam de viver uma vida em família, abstendo-se do amor e do sexo para cumprir um dever militar ou espiritual, quando não para se ocupar de outras coisas, como aprender física, como é o caso do Sheldon Cooper do seriado Big Bang Theory, que você estava tentando se lembrar. Obrigar Sheldon Cooper a viver como as outras pessoas, valorizando o sentimento mais que a razão e gastando tempo considerável fazendo sexo, seria o mesmo que matar Sheldon Cooper.

    Eu odeio que as pessoas queiram se intrometer em minha vida para dizer o que eu devo ou não fazer, ou o que eu devo ou não gostar. Não raramente, gosto de coisas que pouca gente gosta e desgosto de outras que são unanimidades que me parecem estúpidas. Exatamente por isso, eu tento, ao máximo possível, não interferir no que os outros fazem, desde que isso não me prejudiquem. Honestamente, pouco me importa as condutas sexuais das pessoas, mas se elas se dizem cristãs, não poderão dizer que não estão sendo contraditórias ao dizerem seguir doutrinas que condenam explicitamente condutas que vivem em vida.

    Mas como também já foi dito, desde Lutero, ninguém mais tem desculpa para permanecer hipócrita. Acha que o culto ao domingo e a dessacralização do Sábado é um sacrilégio, seja Adventista do Sétimo Dia! Quer ser mais radical ainda e virar vegetariano? Seja da reforma. Mais radical ainda? Monte uma igreja com seus próprios princípios e interpretações da Bíblia. Justifique da mesma forma que todos justificam, mas nunca se esqueça do que estava escrito no livro de Lucas: Sua religião diz que temos que amar a todas as pessoas, e como você é religioso, então é uma boa pessoa e Jesus irá sempre te perdoar, ao contrário destes ateus, perdidos na vida sem propósito.

    Por isso, não será de se espantar se começarem a surgir denominações ditas cristãs que conseguem interpretar a Bíblia a seu jeito, colocando as coisas todas em seus respectivos “contextos” e passem a justificar as conflitos que são responsáveis pelo afastamento de muitas pessoas dos cultos religiosos, como a condenação ao homossexualismo, aborto e direitos femininos, que são os temas mais polêmicos e também mais delicados em todo este debate sobre secularismo contemporâneo X interferência da religião na sociedade ou mesmo o Reformadores X Conservadores. Estas igrejas seriam inicialmente fortemente condenadas pelas outras igrejas, da mesma forma que os primeiros reformadores foram condenados e perseguidos pela contra-reforma. Mas com o tempo, o mundo contemporâneo cada vez mais globalizado e também democrático iria acabar se adaptando a este novo nicho de mercado e enquanto houver alguma forma de se lucrar com isso, haverá alguém explorando a possibilidade. 
    ResponderExcluir
  24. Neste admirável mundo novo, os sacerdotes celibatários que vivem suas vidas reprimindo seus desejos sexuais, algumas vezes bem fortes, outras nem tanto, lutam bravamente para manter vivos os valores sagrados da castidade, em especial entre aqueles que devotam suas vidas no ministério de cristo, ao mais fiel exemplo do maior ícone de sua doutrina, que proíbe o casamento, mas não da mesma forma que aqueles hereges gnósticos cátaros e albigenses do século XI.

    E neste mesmo mundo, alguém que queria louvar alguma “Deusa” da natureza que sacraliza o sexo e as mulheres estará protegido pelas mesmas leis que protegem outros que tenham uma visão patriarcal e baseada na Bíblia.

24 comentários:

  1. Considerações Iniciais sobre Celibato

    Olá Chico Sofista. O assunto celibato me soa como uma incongruência dentro dos textos sagrados. Se, de um lado recebemos a instrução de "...crescer e multiplicar enchendo a terra..." O novo testamento acena com instruções adversas claríssimas.

    Pedro, em sua carta aos Coríntios disse "...Não procures mulher. Portanto, procede bem aquele que casa a sua virgem; e aquele que não a casa, procede melhor ainda“

    Gostaria que meu adversário discorresse acerca dessa pseudo incongruência, deixando sua visão do que aparentemente é uma questão inválida, a luz das escrituras.

    O celibato é invenção humana cujo objetivo foi acercar-se de eventuais responsabilidades por parte da Igreja Católica.

    Entretanto, condenar um homem a viver toda uma vida sem uma mulher é um castigo sem precedente. Lutero, um dos mais fervorosos monges católicos de seu tempo, havendo casado com uma freira, disse "...assim como não está em meu poder deixar de ser homem, também não está em meu poder ficar sem mulher".

    "..Não é bom que o ser humano fique sozinho" (Gn 2,18). Mas, será que esta palavra de Deus se refere sempre, ou somente, ao cônjuge?

    Há casados que se sentem sozinhos, na mais profunda solidão... De outro lado, são milhões as pessoas que se realizaram plenamente no celibato. Será?

    Não quero e nem vou defender o celibatário, aliás, não acredito na afirmação de que alguém possa ser feliz sozinho, parodiando uma obra de Raoul Follereau.

    A raça humana é formada por animais gregários e tem no convívio social sua mais expoente característica.

    Como crer que alguém esteja feliz assistindo a passagem dos anos, envelhecendo como as páginas amareladas das quais faz uso até o completo domínio?

    Acreditando-se sempre objeto do tentador pelo qual se culpa e se pune, considerando-se indigno de salvação.

    Meu adversário poderá dizer que celibato não significa abstinência sexual, e, que se uma autoridade eclesiástica dentro do catolicismo, viesse a ceder a tal tentação, não estaria cometendo grave falta, haja vista a ação excessivamente piedosa contra os crimes comprovados cometidos por religiosos na esfera sexual, tolerados por Roma.

    Há uma pesquisa indicando que nos estados americanos onde a prostituição é proibida, o índice dos crimes ditos sexuais é bem mais relevante.

    Da mesma forma, proibindo-se, sob pena de banimento, que um homem tenha contato com uma mulher, o fruto humano que se colherá não poderia ser diferente daquele que comumente se anuncia, para o espanto de uma sociedade hipócrita.


    ResponderExcluir
  2. Há o celibato escolhido por vontade própria, ou seja, sem imposição de nenhum credo ou fé.Há moças virgens no mundo, acredite Chico, algumas oferecem sua dita pureza mediante quantias negociadas com maestria.

    Há moços que permanecem sem contato com mulher por razões diversas, desde problemas psicológicos a ideais de perfeição ditados a anjos e arcanjos, jamais para humanos vivendo nesse plano.

    Tive um professor de violão clássico que nunca havia sequer namorado, aos 30 anos, dono de dois conservatórios de música clássica, acesso à televisão, shows e etc... permanece firme e fiel em reservar-se para uma mulher, quando a encontrar.

    São casos raríssimos, e a grande probabilidade é que venham a óbito na mesma condição em que adentraram a vida, virgens.

    A evolução humana possibilitou uma revolução no campo das relações entre parceiros sexuais, de modo a que ninguém com um mínimo de interesse, ou mesmo de saúde, possa despedir-se da vida reclamando de não ter tido oportunidade segura de envolver-se com alguém fazendo e trazendo felicidade a alguém.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que meu adversário, sem evocar para o abstratismo e utilizando-se de um raciocínio conexo, descrevesse o que entende pelo celibato, seja ele da forma religiosa seja por escolha pessoal.

    Se for favorável em qualquer dos casos, expondo suas razões, dando-se como exemplo daquilo a que for pregar.

    Acreditando nas palavras e sua força, sempre.

    Big John

    ResponderExcluir
  4. “1- Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
    2- Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
    3- Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
    4- Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
    5- Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
    6- Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
    7- Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade;
    8- Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. “

    1 Timóteo 4:1-8

    1 Timóteo foi escrita por Saulo de Tarso, um fariseu perseguidor de cristãos que se converteu ao cristianismo após ter um encontro místico com Jesus Cristo, o que o fez transformar-se no Apóstolo Paulo e escrever quase metade dos livros do novo testamento.

    Paulo foi um reformador, um revolucionário em seu tempo e também um grande líder. Timóteo era como um filho para ele. Ainda jovem, Timóteo foi responsável pela implantação das primeiras unidades cristãs em regiões “bárbaras e selvagens” da imensa Àsia e recebeu cartas de Paulo orientando-o sobre como deveria liderar e administrar uma igreja cristã.

    De forma literal, este livro é praticamente um manual sobre o que um líder deve esperar de seus seguidores, quando a busca em comum é a Verdade, revelada por Deus para seus apóstolos para que levassem ao mundo aquela mensagem sagrada.

    Paulo e Timóteo eram celibatários. Assim como Jesus provavelmente foi e também todos os seus principais seguidores, ainda que alguns tenham sido casados em algum momento de suas vidas.

    Existem inúmeras incitações à castidade ao longo de todo o Novo Testamento e mesmo aqueles que constituíssem família, eram orientados a rezar entre os atos sexuais para conseguir controlar as tentações de Satanás.

    Exatamente por isso, toda a doutrina cristã, seja ela católica ou protestante sempre valorizou muito a santidade do sexo e foram agentes defensores de valores que mantivessem o comportamento sexual sobre controle.

    Como você disse, a intenção inicial dos primeiros humanos era a de povoar a Terra, sendo assim, crescer e multiplicar era a coisa mais importante que os seres humanos tinham para fazer, se queriam construir uma civilização. E crescemos e multiplicamos até que perdemos o controle. As taxas de crescimento populacional não param de crescer e acabamos nos tornando extremamente dependentes de nossos meios de produção para conseguir manter e alimentar uma população tão grande e desigual.

    Uma análise literal do texto Bíblico nos revela que o criador do universo, de fato, importa-se bastante com o que fazemos quando estamos pelados. Há algo neste conhecimento do certo e do errado que nos torna maliciosos e que desde o começo de toda esta história pareceu desagradar o criador. Existe um castigo dado ao homem e outro dado à mulher que fariam com que a partir dali ambos fossem submetidos a responsabilidades diferentes na vida.

    A mulher iria pagar sua traição tendo que sofrer as dores do parto e sendo para sempre submissa ao marido. Isto foi implantado no mundo como ordem natural. O embrião de toda esta história é justamente explicar quais foram os fenômenos que fizeram com que a família fosse como conhecemos.

    ResponderExcluir
  5. Mas o conhecimento do bem e do mal aumentou e os seres humanos foram ficando cada vez mais maliciosos. Por mais que as autoridades tentassem refrear os impulsos da população, a perversidade, a fornicação e os crimes causados por motivos sexuais sempre foi algo que muito preocupou os líderes das nações primitivas e ainda preocupa bastante os líderes espirituais das nações cristãs espalhadas por todo o mundo.

    Só que agora, no mundo moderno, existe pouco espaço na mídia para a castidade. Os livros escolares ensinam desde cedo como é realizado o ato sexual e os professores instruem seus alunos a usarem preservativos. Alguém manter a virgindade até o casamento é algo mais raro ainda, mesmo entre os religiosos.

    Vivemos em um país onde a maioria das pessoas se diz “Católica não praticante”. O que é isso? É aquele cara que se diz católico para não dizer que não é nada, nem evangélico. Muitos são também espíritas ou maçons, mesmo o catolicismo condenando ambas as coisas. Não são moralistas, mas também não vivem rígidas normas morais em suas vidas. Na verdade, preferem continuar sendo católicos principalmente para manter uma identidade cultural que o identifica com pessoas que conheceu desde quando nasceu, nem que mal tenha posto os pés na igreja desde então.

    A maioria destas pessoas faz sexo antes do casamento, isso quando não apenas começam a viver juntas, sem ter feito nenhuma cerimônia religiosa. Isto está ficando cada vez mais comum hoje em dia, o que seria visto como um absurdo 30 anos atrás pela maioria das pessoas.

    Os maiores guardiões dos valores tradicionais são os evangélicos, que parecem (ou querem parecer) ser mais cumpridores desses rígidos códigos. Muitos nem se tocam durante o namoro e uma parcela significativa ainda se casa virgem.

    O sexo é normalmente visto como um ato sagrado que existe apenas com fins reprodutivos, mas em algumas igrejas é normal você ouvir o pastor dizer que o sexo é um importante elemento de união entre o homem e a mulher e que não tem nada de errado no prazer do sexo monogâmico dentro do casamento. Mesmo assim, a poligamia ou o homo/bissexualismo, ou mesmo atos considerados indignos como a sodomia ou a felação são sempre intolerados, ainda que uns evangélicos mais moderninhos tenham andado, até recentemente, tentado criar um filme pornô evangélico.

    A masturbação sempre foi condenada. E qualquer um que sabe o que aconteceu com Onan, entendeu que 5 X 1 é algo que o criador do universo não tolera, de forma alguma.

    Mas esta ideia de que a castidade está relacionada com a pureza e de que alguém que quer ter as experiências místicas mais profundas precisa ficar sem fazer ou mesmo pensar em sexo não é algo presente apenas no cristianismo. Monges budistas e sacerdotes hindus também praticam celibato e muitos alegam que só assim você pode conquistar o “Nirvana” ou a transcendência espiritual. É como se Deus premiasse este sacrifício com a capacidade de se elevar e se desprender da matéria, uma vez que você não se apega com mais nada a não ser com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Mas os reformadores não param de aparecer e de transformar as sociedades em que tem a sorte ou destino de ter vivido suas vidas. Uma análise deste texto de Timóteo que eu postei no início mostra que Paulo achava que seria uma abominação se existisse uma “Doutrina de demônios” que proibisse o casamento ou que falasse para você o que é que você tem que comer, já que tudo o que existe é presente de Deus. Lembrei-me dos adventistas, que proíbem seus fiéis de comer carne de porco ou peixes sem escama. Mas lembrei-me também de como foi difícil para a igreja católica conseguir fazer com que seus clérigos finalmente se tornassem todos celibatários. Houve uma série de sanções, filhos de padres eram condenados à escravidão sem direito de alforria pela vida inteira, vários eram perseguidos e excomungados.

    Deve ter sido difícil para a igreja lidar com o espírito revolucionário de Martinho Lutero, que acreditava que a Bíblia era autoridade maior que qualquer líder clerical e que devia ser interpretado tal como estava escrita, não como diria algum mestre literário da hermenêutica que podia muito bem distorcer o significado original da palavra de Deus. Dizia ainda que não seria celibatário por que se Deus não quisesse que ele gostasse de fazer sexo com a mulher dele, não o teria feito homem e capaz de algo tão puro que é o de realmente amar uma mulher.

    Você não acha?

    ResponderExcluir
  7. Acho que está correto em diversos de seus raciocínios, quanto aqueles sob os quais divirjo, começando pelo final, diria que Ellen White, autora do "Grande Conflito", demonstrou claramente que, ao orientar o repúdio pela carne de porco, ou ao peixe de couro, ou aos animais de patas trincadas que não ruminam, dava com isso conselho de saúde alimentar, numa época em que essa questão nunca havia sido considerada.

    Quais são os peixes de couro? Lixeiros do mar., bagres e etc que se alimentam das putrefações, idem os porcos cuja alimentação é a lavagem, entre outros, mas, não há uma só instrução baseada no livro de Daniel que não tenha o caráter de temperança e bons hábitos. Aquele que seguiu as escrituras em sua essência, privando-se desses lixeiros da natureza não fez lá mau negócio.

    Martin Lutero foi testemunha ocular da ingratidão devassa de um líder eclesiástico ao qual servia, teve oportunidade de comprovar (e reprovar) que o discurso não coadunava com a prática. Isso fez de Lutero o "reformulador" da reforma, a primeira voz que se levantou questionadora, como também Calvino, John Wesley entre outros que, a partir de então, possibilitaram a existência de outros cultos que não o monopólio católico.

    Sim, os reformadores ainda estão ativos. Hoje pregam contra os últimos baluartes do rigor bíblico, como por exemplo a questão da sexualidade, cujo grupos interessados se apressam organizados em ver modificar. Mas o que significará ver derrubada a palavra clara e expressa "...maldito o homem que se deitar com outro homem"? "...Ao sodomita é impossível agradar a Deus"

    Há questionamentos de ordem direta como por exemplo, se Deus é Onipresente, onisciente e onipotente, havendo ele criado você Homem, como poderia você contrariando à criação, sentir-se atraído por outro homem?

    Diretamente, ao assumir-se homossexual, está também dizendo que a palavra de Deus é mentirosa. Da mesma forma que os idólatras, os mentirosos os praticantes desde a bruxaria até a usura. Não cabe ao homem reformar a escritura como se reforma um texto constitucional.Devemos aceita-lo, acata-lo ou esquecermos de sua existência por nossa conta e risco.

    Muitos praticam o celibato por iniciativa própria, sem nenhuma conotação com propósito religioso, há ainda um sem números que se 'tornaram" celibatários, mesmo tendo tido vida sexual ativa durante dezenas de anos.

    Às vezes a morte do companheiro, as vezes uma decisão pessoal, uma particularidade que é comum na individualidade do ser humano. Não há porque condena-los, cada um faz o que quer com o corpo que recebeu, e , se de um lado há excessos porque não admitir abstinência do outro?

    ResponderExcluir
  8. Contrariando um comentário seu, diria que a maldade não aumentou com a modernidade, a informação sim, mas os homens continuam como sempre foram, aliás, há uma passagem bíblica logo no início da escritura que diz..." o coração do homem é mau desde sua meninice"

    Certo é que a questão reprodutiva reduzia o ato sexual a um mero exercício copilatório sem os adicionais que hoje se adquire num Sex Shop. A modernidade chegou a um ponto em que o sexo por si só, é insuficiente para ser atrativo, tem que ter alguma coisa de perversão, para que se complete. É isso o que queria dizer?

    No tempo de papai e mamãe, culminando com aquele cigarrinho pitado no silêncio da penumbra de corpos envolvidos num clima de mistério, parece que tais exercícios adicionais não se faziam necessário.

    Um dos maiores estupradores Brasileiros, um Bandeirante famoso que aportou no Brasil no ciclo do ouro, afirmou em suas memórias que não passava um dia sem se "deitar" com três índias adolescentes, no mínimo.

    Mas não existia o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) muito menos se conhecia a palavra pedófilo, nem havia televisão ou internet. O sexo simples e reconhecido, era o melhor e maior dos passatempos.

    ResponderExcluir
  9. Todas as instruções de Paulo, antigo Saulo de Tarso, a seu discípulo Timóteo são válidos é poderão encontrar resumo num parágrafo de Cristo.

    "...Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo..."

    Mas Chico, COMO vamos amar a Deus? Fazendo a sua vontade, ora, se é a sua vontade que nos apresentemos na sua casa, "x" vezes por semana, que nos entreguemos a alguém ( do sexo oposto) de preferência puros, a instrução de Paulo não estaria invalida?

    Como vou amar o próximo como a mim mesmo se, por litígios regionais ou religiosos, eu devoto suprema ojeriza pelo meu irmão, preferindo-o morto?

    Pois é caro Sofista, o julgo depositado nos ombros dos humanos é superior ao que sua carne aguenta, razão pela qual que Deus, olhando desde o céu não viu na terra UM justo sequer, e, para um plano de remissão, teve que usar seu próprio filho.

    A mulher é tida como vilã dos textos bíblicos, desde o início, cedendo a tentação do maligno levando a perdição da humanidade, ao apocalipse onde a figura da noiva do dragão utilizando de seus paramentos e encantos, buscará enganar até o último dos justos.

    Para não falar em Dalila, na filha de Herodes, Jezabel e tantas outras. Uma mulher desnuda era passível de chibatadas. As concubinas de Davi, passavam uma vez pelo seu aposento e permaneciam o resto de seus dias em local seguro, guardado por eunuco, aguardando uma segunda oportunidade.

    Há um pudor que ainda em nossos dias envolve o assunto sexual, basta observar o esforço feito por homens e mulheres em esconder, camuflar aquilo que revela suas formas sexuais.

    A mulher cobre-se, coloca a bolsa por cima do ventre, cruza as pernas, os braços,puxa A blusa sobre o ventre como se envergonhasse da própria sombra que sabe ali habitar.

    Não é de se admirar que muitos celibatários convivam satisfatoriamente com suas opções, principalmente, considerando que a masturbação pode suprir (com vantagens ás vezes) a ausência desse contato.

    O celibato por imposição religiosa, é um castigo imposto por um papa infeliz no ano de 1300. e que continua fazendo vitimas até a presente data.

    Todo homem tem direito de ter sua mulher, e vice-versa, mas, se por alguma razão particular ou decisão pessoal resolver disso se abster, deve ser livre para seguir a própria decisão.

    ResponderExcluir
  10. “8- Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
    9- Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
    10- Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
    11- A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
    12- Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
    13- Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
    14- E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
    15- Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.”

    1 Timóteo 2:8-15

    O grande problema daqueles que dizem seguir a Bíblia como régua moral em suas vidas está no fato deles aceitarem como bem querem as passagens da Bíblia que julgam aceitáveis e fazem vista grossa para aquelas que eles não concordam. Os adventistas fazem isso quando aceitam os “conselhos alimentares” de Levíticos, mas fazem de conta que não leram o que estava escrito em 1 Timóteo 4. Toda doutrina de demônios que PROIBIR o casamento ou as pessoas de comer coisas criadas por Deus é considerada por Paulo mentirosa e enganadora.

    Uma coisa é você orientar as pessoas a valorizarem a castidade e se possível, serem celibatárias e outra é você ter uma doutrina que proíbe o casamento de quem quer dedicar sua vida a ensinar a palavra de Deus.

    Assim como uma coisa é você orientar as pessoas sobre conselhos alimentares em uma época em que não se sabia nada a respeito de nutrição humana e outra é você PROIBIR as pessoas de ingerirem alimentos que são sabidamente mais saudáveis do que outros que não são considerados “impuros” em Levíticos.

    Alguém que se alimenta apenas de lanches do McDonalds (sem bacon) está cumprindo os mandamentos de Levíticos e nem por isto sua educação alimentar é satisfatória, dentro do que se sabe hoje sobre nutrição. Da mesma forma, um pescador coreano que se alimenta apenas de frutos do mar, está se alimentando de coisas tidas como impuras em Levíticos e mesmo assim está fazendo uma alimentação extremamente saudável.

    Mas todos querem que tudo se resuma a “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo”, mesmo quando a análise literal dos textos Bíblicos é muito mais ampla do que isso. Às vezes, algumas ordens divinas não parecem ter esta preocupação como fundamental, principalmente quando as instituições lançam sanções e proibições para a vida das pessoas, baseadas em suas preferências pessoais.

    Um casal, por exemplo, que é fiel e monogâmico, mas que gosta de praticar sexo oral e anal não seria visto com bons olhos pela maioria das pessoas que fez uma interpretação literal e honesta dos textos bíblicos. Acaso sexo anal, ainda que com uma mulher, não deixa de ser um tipo de sodomia? Se é um tipo de sexo que não pode gerar descendentes, então por que realizá-lo?
    Se ao sodomita é impossível agradar a Deus, então um homem que insere o pênis no ânus de sua esposa pode fazer o tanto de caridade que for, pode ser justo e bom, que nada disso vai fazer ele agradar a Deus. Colocou o pingulim onde não devia, já era.

    Mas o cara não está prejudicando ninguém, muito pelo contrário. Pode ser que viva muito feliz com sua esposa. Ainda assim, se você “ama o próximo como a ti mesmo”, você se preocupa com isso e instrui seu irmão no caminho que ele deve andar, longe de tentações de Satanás, como esta.

    ResponderExcluir
  11. Martinho Lutero foi considerado em sua época como alguém que não respeitava o rigor das autoridades eclesiástica, por isso seria um herege. O mesmo julgamento é feito com os reformadores de hoje em dia, que assim como Lutero, acham que o discurso de muitos religiosos de hoje em dia não condiz com a prática.

    Mas da mesma forma que existia corrupção na Igreja naquela época, os protestantes após a reforma não conseguiram se ver livres da mesma. Prova disso é o número imenso de denominações que exploram os fiéis com discursos vazios cujo único objetivo é arrancar dinheiro de gente ignorante e infeliz.

    Uma análise imparcial dos fatos nos mostra que a homossexualidade pode ser algo que nasce com a pessoa, do mesmo jeito que existem animais que são homossexuais. Como dizia Lutero: “Assim como não está em meu poder deixar de ser homem, não está em meu poder ficar sem mulher”, não poderia dizer um homossexual: “Assim como não está em meu poder deixar de ser gay, não está em meu poder ficar sem outro homem”?

    A não ser que você ache que ninguém nasce com grande tendência a se tornar homossexual e que a homossexualidade tem “cura”, vai ter um conflito lógico para resolver ao tentar conciliar livre arbítrio com o que dizem as escrituras com a imagem de um Deus benevolente, mas que cria as pessoas com características que ele mesma condena à danação eterna.

    Mas o texto diz: “Maldito o homem que se deitar com outro homem”. Desconsiderando o fato deles poderem fazer de pé, o que dizer de mulheres que se deitam com outras mulheres?

    Mais uma vez, estamos vendo como é que a interpretação literal dos textos Bíblicos pode dar origens a possíveis paradoxos. Tanto é que, segundo a interpretação dos católicos, não faz sentido achar que alguém do clero deveria ser livre para poder casar, se quisesse. Alegam que a igreja católica não “proíbe” o casamento, se você quiser se casar, basta não ser do clero. Da mesma forma, os adventistas dizem que não “proíbem” a ingestão de alimentos tido como impuros. Se quiser comer, não seja adventista.

    Mas quem procura ser um religioso honesto, deve fazer como você disse: “Não cabe ao homem reformar a escritura como se reforma um texto constitucional, devemos aceitá-lo”. O contrário seria ser um hipócrita, como aquele que tem tendências homossexuais, mas acha que não tem nada demais ser religioso mesmo assim. Ou então aquelas mulheres modernas, metidas a feministas e ainda assim se dizem cristãs.

    Basta analisar a passagem de Timóteo que eu colei no início desta réplica para perceber que estas mulheres não leram a Bíblia. As mulheres são orientadas a aprender em silêncio e jamais deveriam ter posições de autoridade sobre homens, nem ensinarem. Mas hoje em dia, é normal uma mulher ser professora ou ter um emprego onde possui homens como subalternos. Também é normal que este tipo de mulher se considere extremamente religiosa e seguidora da Bíblia.

    Mas pelo visto, a maioria das pessoas finge que não lê alguns pontos fundamentais da palavra de Deus. Um exemplo disso é o descaso das pessoas ao interpretar uma passagem importante do velho testamento:

    ResponderExcluir
  12. “9- Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão.
    10- E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou. “

    Gênesis 38:9-10

    Deus matou Onan por que ele fazia coito interrompido ejaculando no chão, por não querer ter filhos com a mulher do irmão. Nitidamente, o ato sexual sem finalidade reprodutiva, interrompido com masturbação e ejaculação ao solo não é visto com bons olhos por Deus. O que dizer então de quem gasta horas na internet vendo filmes pornográficos onde as pessoas jogam seu sêmen por todo o corpo e rosto das mulheres?

    Do mesmo jeito que existem pessoas que possuem os desejos sexuais mais estranhos, como gostar que urinem ou defequem em cima de si, sexo com animais, objetos inanimados e etc, o mais novo tabu sexual parece ser a abstinência sexual. Algumas pessoas simplesmente não gostam de fazer sexo e não se importam em viver uma vida sem ele.

    Mas a abstinência sexual com motivos espirituais tem um objetivo muito mais profundo e não adianta “aliviar” com masturbação, sob o risco de cair no mesmo crime de Onan. Mesmo por que, toda a ideia da abstinência com motivos místicos está no fato de purificar o corpo e a mente. Desta forma, atrapalha muito voltar seus pensamentos para coisas da carne se o que você almeja é o desprendimento de tudo isso.

    Por fim, eu nuca disse que a maldade aumentou com a modernidade, na verdade eu acho justamente o contrário disso. O que mudou foram nossas relações, o modelo de família e principalmente, os direitos das mulheres. Em um mundo onde a sexualidade feminina é intensamente explorada e a mesma assume função de líder e professora, como esperar que as pessoas tenham o mesmo senso de castidade que tinham antigamente?

    ResponderExcluir
  13. Vejo que se amarrou literalmente nos escritos de Paulo, onde sugere rigor a um povo que pela sua concupiscência e disposição, carecia de uma palavra dura, assim a recebeu. Do mesmo modo como na época de Noé onde o povo de Sodoma foi orientado e não deu ouvidos.

    Há dezenas de registros onde Deus dá alternativas entre ama-lo ou deixa-lo, sendo a principal aquela em que diz a Israel "...se me amardes e respeitardes..." falando com o povo judeu que o rejeitou, sendo, conforme a profecia, espalhados como grãos de areia na praia, ainda assim permanecendo.

    Enfim Chico, a palavra que deveria orientar o povo para o qual Timóteo se dirigia, era essa palavra de disciplina e edificação. Não poderia ser a mesma endereçadas aos povos da Tessalônica ou aos Romanos que observavam tais tradições. Há um sentido e direção na palavra.

    Ao contrário do que tenta induzir, a modernidade acirrou alguns costumes. Admito, alguns bons outros nem tanto. Vou citar o radicalismo no Islã, vou citar algumas determinações protestantes Brasileiras, entre as quais a Congregação Crista no Brasil, Assembléia de Deus, Deus é Amor, Testemunhas de Jeová e os próprios Adventistas a que tanto se refere.

    Na Congregação, por exemplo, a mulher sequer sobe no púlpito. Nunca, senão para limpa-lo. Jamais faz uso daquele microfone e nem exerce cargo de ministério senão aqueles ligados ao louvor, cozinha e a manutenção. Não vamos falar em vestimentas, nem na Deus é Amor e nem da Assembléia. Há um julgo nos costumes, e ele nasceu na errônea interpretação de textos DESTINADOS a determinado grupo a seu tempo.

    Até bem pouco tempo, toda a informação recebida por esses fieis, vinha do púlpito, não tinham acesso a jornal, revista ou TV, sendo tais fontes vistas como instrumentos desvirtuadores da boa doutrina. Nesse contexto de importância, em que a mulher é um objeto, cuja principal função é de receptáculo dos fluídos e da ira de seus legítimos proprietários, para os quais deve manter as obrigações aprendidas com a mãe ao longo de toda vida, talvez me questione se isso é fato e onde esteja ocorrendo.

    Uma adultera na Afeganistão, foi recentemente arrastada por uma parelha de bodes cidade afora, pelo crime de submeter-se a outro homem, sabe-se que deveria lutar até a morte, literalmente, para impedi-lo. Os clubes fechados, os salários diferenciados, os grandes cargos atrelados a favores devidos a executivos majoritários que, vezes sem conta explodem na mídia como escândalos mundiais. A impunidade cada vez mais acentuada pelos crimes cometidos contra mulher, o famoso crime de honra, tradição mineira conhecida jurisprudencialmente, jamais admitida de público. O que de fato mudou meu caro Chico, no cenário daquelas que foram malditas pela própria luxúria original?

    Perguntado se vinha abolir ao velho testamento, Cristo respondeu, "...vim cumpri-lo". E, sendo Deus onipresente, presumo que sabia de toda a epopeia humana que se desenrolaria, a partir da estratégia de seu inimigo, infinitamente superior a criatura por ele gerada e colocada no paraíso. Considero que o celibatário, seja eclesiástico ou não, é uma alternativa do castigo da vontade humana de dar vazão aos desejos da carne, todos eles de origem e reputação animal como você bem citou.

    O homem dispondo de uma mulher, invertendo com ela os papéis originais, transformando entradas em saídas, contaminando seu rosto e boca, urinando e defecando como um hipopótamo com seus dois neurônios, sobre aquela de deveria amar e respeitar, estaria agindo semelhante a tal animal e somente como um animal poderia ser concebido. Isso posto, quem defende as variações sexuais pregadas como aditivos, turbinadores de uma relação decadente, é, a meu ver, alguém psiquiatricamente desequilibrado.

    ResponderExcluir
  14. "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" é uma instrução nada fácil meu caro Chico, logo, não estou resumindo todas as suas instruções nesse parágrafo, mas agravando suas instruções sobremaneira.

    Não pode amar a Deus, muito menos o seu próximo, quem dele se locupleta para o expurgo de suas maldições, salvo sê, houver algum ser humano que se agrade em ser tratado como verme da terra.

    O pensar, o simples pensar na carne já nos eleva a condição de pecado, portanto aquele que se propõe a seguir a letra da escritura e não a sua graça, deve estar vigilante, tamanha é a exposição a que estará estimulado nos dias atuais.

    O celibatário que optou por esse caminho por razões particulares, e creia, não são poucos, procura, suprir essa carência (que é forte) com algo que lhe abstraia, fomentando e exigindo de si, grande capacidade intelectual.

    Há um seriado americano sobre uma república de físicos me fugiu o nome, que exemplifica com propriedade o que digo, mas de forma que quanto mais nos abstemos de pensar em sexo, mais poderemos ascender em alguma área considerada de raro domínio como física, química ou mesmo astronomia por exemplo.

    Proponho a você Chico, que na sua próxima transa, durante sua melhor excitação, tente fazer exercícios como raiz quadrada, juros ou poemas., compreenderá melhor enfim.

    ResponderExcluir
  15. Reconheço que o homem tem se afastado de Deus e de seus preceitos, tu assim o dissestes no seu início, e, com o advento de todos os recursos que a modernidade propicia, Deus caminha para os esquecimento, assim como todas as tradições que o cerca.

    Em Junho do ano passado, quase na fronteira do Mato Grosso do Sul, tive a oportunidade de participar de uma festa de São João, com aquela barulhenta queima de fogos, e uma mesa farta de aperitivos e comestíveis para os convidados.

    A média de idade dos presentes estava acima dos 45 anos, embora aquela festa seja uma tradição conhecida a mais de 50 anos, passada de geração a geração, que em seus tempos de glória contava com mais de 300 pessoas que se preparavam meses para comparecer, o que comprovei foi lastimável.

    Não havia mais que 50 almas presentes, e o que é pior, a matriarca, aquela que durante as últimas décadas mais se movimentava para a continuidade desse festejo católico, faleceu meses depois dessa festa, de modo que em Junho próximo não se sabe o que ocorrerá.

    Quantas gerações mais passarão Chico, para que todas essas nossas memórias sejam meras lembranças de uma geração esquecida? O que dirão seus netos sobre celibato? Como interpretarão, se é que tomarão ciência dos conselhos de Paulo?

    Sinceramente, vejo que tudo está se encerrando.

    Vejo que somos nós os guardiães de tradições ameaçadas por exércitos de novidades, contra as quais não temos meio de competir, senão pela misericórdia daquele que a tudo resistiu.

    Big John

    ResponderExcluir
  16. “18- Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    19- E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. “

    Apocalipse 22:18-19

    Os últimos versículos da Bíblia terminam com um aviso, que é também uma ameaça: Ninguém deve tirar nem acrescentar nada do que está escrito, sob pena de ser atacado por pragas ou perder seu nome do livro da vida.

    Mas quando algo que está escrito na Bíblia parece antiquado ou mesmo ilógico, a resposta mais comum de se ouvir é que a parte em questão só serviria para o povo da época em que foi escrita. Mas como diferenciar aquilo que deve valer até hoje daquilo que só valia naquela época, naquele contexto específico? E outra, se a validade de determinada passagem é apenas histórica, então por que manter em conjunto com outras que tem nítido apelo moral para a contemporaneidade?

    O clero católico é formado por um sistema de hierarquias e possui uma forma de interpretar as escrituras que lhe é bastante peculiar. Durante muito tempo, as missas eram todas realizadas em latim e a maioria das pessoas que ia assistir não entendia nada do que estava sendo falado. Não havia traduções da Bíblia para os idiomas locais e apenas o clero tinha acesso às informações diretamente da Bíblia. Acreditava-se que a Bíblia não é um livro para ser lido por qualquer um, pois seria muito fácil fazer interpretações errôneas dos seus textos e por isso, apenas especialistas deveriam ter acesso aos mesmos.

    Tudo isso mudou após a reforma protestante. Hoje, qualquer um pode fazer sua própria interpretação do texto e mais, se tiver dom de liderança e oratória, qualquer um pode formar uma igreja, valorizando mais uma passagem da Bíblia em detrimento de outra. Por isso mesmo que cada denominação protestante possui alguma característica própria que a distingue das demais e normalmente está relacionada com a parte da Bíblia que eles resolveram interpretar com maior ênfase, ou de forma anacrônica.

    Mas o catolicismo tinha se espalhado no mundo no mesmo passo que o império romano aumentava suas fronteiras e depois dele, o imperialismo ocidental representado pelos reis medievais e seu constante apoio da igreja católica. Com isso, povos que possuíam sua cultura local e sua própria religião sofreram esta nova influência, sendo que a mesma foi imposta a estes povos em diversos momentos da história.

    As tribos bárbaras europeias eram em sua maioria animistas ou politeístas. Os livros de Marion Zimmer Bradley falam muito do culto à “Deusa”, que tinha a mesma simbologia de “Gaia”, a mãe da Terra e de todos os seres viventes. As sacerdotisas tinham uma importante função social e as mulheres eram veneradas, assim como a fertilidade era considerada sagrada e o sexo visto como algo santo, tanto é que era comum o ato sexual ser realizado durante as manifestações religiosas. Já os povos germânicos indígenas valorizavam o poder, a superioridade, a conquista e foi um choque cultural muito grande quando ouviram falar de uma doutrina que exaltava a humildade e a servidão. E que dizia também que mulheres não poderiam ser sacerdotes nem manter posições de liderança entre os homens.

    O modelo familiar judaico cristão, disseminado pela igreja católica era inerentemente patriarcal e reduzia as funções da mulheres a servas submissas dos homens, culpadas pela danação da humanidade e capazes de tentar e enganar os homens, como descrito em várias passagens da Bíblia, como você bem mostrou. E este modelo influenciou tremendamente as relações da família e manteve-se durante a maior parte da nossa história.

    ResponderExcluir
  17. Mesmo sem seguir a orientação de Paulo, os muçulmanos cobrem suas mulheres, não as deixam exibir em público suas vaidades e nem serem adornadas por joias e maquiagens. Alegam que as mulheres são mais respeitadas desse jeito, pois fica muito mais difícil para os homens cobiçá-las. E mais, isso facilitaria também a vida dos homens, que teriam menos problemas em controlar seus impulsos primitivos.

    Se manter a castidade é algo tão importante, então os muçulmanos estão certos e os povos ocidentais são extremamente relapsos em manter esta ordem. Na Turquia, a maioridade penal para homens é 11 anos e para mulheres é 9. Se uma menina de 9 anos é considerada adultera, é apedrejada em praça pública, no mesmo rigor dos nossos ancestrais que escreveram a Bíblia. Uma mulher que é estuprada e não gritou o suficiente, também é severamente punida, além de ser uma vergonha para o marido e para a família.

    O relapso dos ocidentais em relação a esta questão é tão grande que a coisa desandou completamente por aqui e mesmo dentro das igrejas é comum ver mulheres vaidosas se mostrando e provocando os homens. Isso quando não se tornam pastoras ou missionárias tendo voz de comando dentro da instituição, quando não sob seus próprios maridos.

    Apenas alguns casos raros conseguem manter estes cuidados com mais afinco e o maior exemplo, em minha opinião, é exatamente o que você citou: A Congregação Cristã do Brasil. Em seus cultos, mulheres sentam separadas dos homens, sempre com véus, saias (calças compridas são proibidas) e cabelos compridos, pois cortar ou pintar o cabelo também não é permitido. Os sermões são sérios e não tem este negócio de gente bater palma entre os hinos e nem estas outras coisas da modernidade, pois o objetivo deles é manter-se longe das tentações do “mundo”. Até pouco tempo atrás, a maioria dos fiéis não tinha televisão em casa e faziam de tudo para manter uma unidade entre os outros fiéis.

    Mas os grupos protestantes mais rigorosos com estes aspectos como a CCB são raros. A maioria esmagadora e também a parcela que mais cresce é a dos evangélicos neo-pentecostais de movimentos carismáticos que usam vários elementos da modernidade para atrair os fiéis. Nestes, inclui-se a maior parte das denominações que possuem poder político, com os deputados da bancada evangélica, conhecidíssimos por não comparecerem ao trabalho e por seus escândalos de corrupção.

    Neste ponto, eu tiro o chapéu para os católicos. Apesar de bancadas católicas terem poder considerável em vários países, nenhum padre pode se candidatar para nenhum cargo público e aproveitar de sua posição para conseguir votos dos fiéis. O mesmo não é acontece com os evangélicos e o resultado são estes pastores que se aproveitam de sua posição para ascenderem politicamente e conseguirem executar com maior primazia seus objetivos egoístas.

    Mas será mesmo que a melhor forma de controlar os impulsos sexuais da sociedade é a repressão? Quem analisa friamente as atitudes das mulheres ocidentais e compara com as do oriente médio, conclui que, de fato, eles conseguem o que queriam. A repressão realmente impede que a cultura do país seja tão intensamente sexualizada como a nossa. Com imagens de sexo o tempo todo e em todos os lugares, fica difícil manter a castidade, pelo menos a do pensamento, que segundo as escrituras é tão importante quanto o ato em si.

    Como não pensar em sexo vendo inúmeras mulheres exuberantes e semi nuas nas ruas, nas revistas, na televisão, na internet, em todos os lugares? Como manter-se casto ou celibatário em um mundo tão cheio de tentações? Uma coisa é fazer isso em um lugar onde todas as mulheres se cobrem o tempo todo e outra é fazer isso no Rio de Janeiro.

    Em Itapetininga, interior de São Paulo, o seminário de padres fica exatamente em frente ao maior puteiro da cidade. Quando passei por ali, não pude deixar de imaginar se os seminaristas não deviam pular os muros de madrugada para se encontrar com as putas, ou ao menos se já não haviam pensado nisso.

    ResponderExcluir
  18. Mas talvez não. Talvez esses caras consigam viver neste mundo que respira sexo como o nosso e ainda assim manter-se íntegros. Pra mim é difícil imaginar por que já sou alguém que há muito perdeu esta guerra. Confesso que pra mim parece mais fácil se livrar do vício no crack do que conseguir ficar sem pensar em sexo, ou pior, sem praticá-lo.

    Mas isso também por que eu vivi inúmeras experiências em minha vida que transformaram minha personalidade no que ela é hoje. Quem busca a castidade procura experiências completamente diferentes.

    Eu tentei ser um menino casto quando ia pra igreja e prestava muita atenção em tudo o que era dito e depois chegava em casa e conferia tudo o que tinha na Bíblia. Mas foi numa dessas vezes, visitando a CCB, igreja dos meus avós, que fui seduzido por umas garotas, que de castas só tinhas as saias e os cabelos e que me levaram para o fundo da igreja para perder a virgindade com elas, que faziam sexo anal para não romperem o hímen e ainda poderem casar virgens.

    A hipocrisia era tanta que depois de um tempo este era o único motivo para eu ir na igreja e tinha que me esforçar muito para não ouvir o que o pastor dizia e não me sentir culpado com o que eu fazia. Mas ainda que me sentisse culpado ou pensasse que poderia ir para o inferno por causa disso, nada era suficiente para vencer a tentação.

    Por isso, eu nem consigo imaginar o drama dos padres em lutar contra isso. E por isso também eu questiono se a repressão é realmente a melhor maneira de se conseguir com que as pessoas continuem castas.

    Depois desta experiência, com quase todas as outras mulheres com quem me relacionei, conseguir fazer sexo anal era algo muito difícil e que exigia muita paciência e dedicação. E a maioria delas nem era religiosa. Quem diria que seria mais fácil sodomizar uma mulher que se diz crente do que uma que não se diz?

    A maioria pastores protestantes parecem viver suas vidas pessoais e sexuais sem muitos escândalos. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer a respeito do clero católico, tão frequentemente acusado de crimes como a pedofilia, na maioria das vezes homossexual.

    Com isso, espero que em suas considerações finais, Big John, nos diga qual é, em sua opinião, a melhor política a ser adotada para fazer com que as pessoas valorizem a castidade, além de mostrar quais são os benefícios para a sociedade em se conseguir isso. Será que a repressão é a melhor maneira? Estaria certa a igreja católica em proibir seus padres de se casarem?

    ResponderExcluir
  19. Deus é tão poderoso que já previa a queda humana quando disse "...e cuidaram de mudar os tempos e as leis..." Saiba meu amigo Sofista, que de tudo quanto há na bíblia, tudo foi inspiração de Deus, MAS, há uma coisa que foi escrita pelo dedo de Deus, e foi escrita duas vezes. Os 10 mandamentos. Ora, se trocamos o sábado (sétimo) pelo domingo (primeiro), se mentimos, prostituímos, roubamos, desejamos a mulher do próximo, revelamos nossa essência pecaminosa, e, comprovadamente, nos mostramos incapazes, pelas nossas obras de alcançar mercê, haveremos de querer pelo exercício da abstinência sexual galgarmos uma graça?

    Somente a misericórdia divina poderá suster e dar esperança ao homem. Mas, nessas minhas considerações finais, quero deixar um registro positivo aos seus esforços, demonstrastes interesse, conhecimento e acima de tudo dúvidas quanto a interpretação da dualidade que tais ensinamentos ensejam, acredito que os frutos de suas considerações, foram de grande valia a uma multidão anônima que se debruçou a luz de suas indagações.

    De minha parte nesse epílogo, quero distanciar-me da questão teosófica no que concerne ao assunto, focando o celibato e a virgindade sob uma ótica humanitária, fazendo com coragem algumas afirmações. Segundo Eduardo Gomes, Geriatra famoso em declaração a revista Veja, há um caráter de punição quando adotamos esses costumes por iniciativa própria. O homem nasceu para conceber, mantém um ácido venenoso que precisa ser expelido de uma forma ou de outra constantemente.

    Há estudos ligando o câncer a ausência de prática sexual, logo, a abstinência em idade fértil é, antes de tudo, uma questão de saúde. Quando digo saúde me refiro não somente ao corpo mas especialmente a questão emocional.Alguém carente de sexo é normalmente assaltado em seus pensamentos,surpreendido em seus olhares, estando pois em constante regime de tensão.

    No homem, o próprio corpo se incumbe em expelir espontaneamente nos processos evacuatórios ou nas poluções noturnas imperceptíveis, tão comuns em adolescentes, aquilo que é excesso e está, perigosamente, em reserva dentro do corpo.

    Na mulher há um aviso mensal que tudo está preparado para a concepção, uma rede de uma complexidade inimaginável, senão divina, avisando que é tempo de semear. Durante toda uma vida ativa o fato se repete com regularidade irrepreensível.

    Definitivamente, nascemos para cumprir aquilo que nos foi determinado originalmente, entretanto, há calosidades que reforçam a prática do celibato voluntário e da virgindade opcional, entre outros poderia citar traumas psicológicos diversos, que revolucionaram a razão de ser do sexo como algo sujo.

    Mesmo sendo uma virgem a garota faz questão de mostrar sob a burca do Islã, a beleza de seus olhos e toda a singularidade que tais contornos insinuam. A força e a competitividade masculina, quer demonstrar como numa dança de acasalamento, que mesmo sendo celibatário, seu desejo pela posse feminina o obriga a destacar-se.

    Voltando aos textos bíblicos naquilo que se originou no dedo de Deus, os 10 mandamentos, "...pecamos se imaginamos..." Ora Chico Sofista, diga-me quem, sendo saudável e no auge de seus hormônios, abstrairá de vagar com sua mente pelas passagens secretas a que bem conhece na solidão de suas celas?

    Que moço ou moça não lamentará seu sacrifício ao questiona-lo na sua intimidade, e, em questionando o passar dos anos de uma vida improdutiva enquanto varão e enquanto donzela, estaria com tais reflexões vivendo uma vida plena e feliz?

    Eu, Big John afirmo, todo celibatário ou virgem, é por consequência, infeliz.

    ResponderExcluir
  20. Bem verdade que se levantarão discordantes demonstrando o valor cristão de praticas de abstinência, oferecendo o exemplo de apóstolos e do próprio Cristo, do qual todos julgamos seguir, além de toda a literatura oportunista que, a seu tempo e direção, orientaram tais práticas.

    Senhores, não vivemos hoje no inferno da carne.

    Houve um tempo em que a iniquidade e a sensualidade chegou a grau tão tremendo que Deus em sua bondade, não suportando tamanha afronta de tais criaturas no que se refere a sexo, resolveu destruir completamente aquele povo.

    Anjos de Deus visitaram a Ló e orientaram naquilo que deveria fazer e como deveria fazer, entretanto, os "homens" daquela cidade, acostumados a pratica sexual entre si, rogaram a Ló que trouxesse seus convidados para fora de sua casa, para que com eles se "deitassem".

    Ora, sendo Ló homem temente a Deus disse-lhes, "..tenho duas filhas virgens, tomai-as e fazei delas o que quiserem mas não toquem em meus convidados.."

    Absalão, para provocar a ira de seu pai, tomou para si e em praça pública, possuindo a cada uma de suas concubinas, histórias de incestos, de estupros, de homossexualidade, a bíblia é um arcabouço de experiências e jamais vi referência a eunuco feliz, quiçá celibato ou virgem.

    Guerreiros, construtores, reis, políticos e servos, toda a sorte humana se sustentou em gemidos contidos ou em gritos reveladores, o sexo ao longo dos milênios que acompanham a raça dos homens, sempre foi força presente e ativa.

    Nos primórdios da humanidade não se falava em abster-se de sexo sob nenhuma hipótese, até os bruxos mais respeitados, os lideres mais famosos, os grandes guerreiros, os clérigos de mais alta distinção, tinham seus moços e moças e deles dispunham segundo a própria vontade.

    A abstinência sexual é uma forma de reprimir desejos que julgamos exceder, exigindo imediata medida de contenção, sob risco de cruel e justo castigo. A mente comanda tudo.

    ResponderExcluir
  21. Isso posto, perguntar-me-ia Chico Sofista e outros tantos que me acompanham, qual seria a posição de Big John com relação a castidade?

    Ora, sou favorável à moral e aos bons costumes, sou favorável a que os jovens tenham os mesmos direitos aos quais tive e gozei, mantendo a sanidade e os cuidados necessários desse nosso tempo.

    Sou absolutamente contra a imoralidade, a obscenidade e o desrespeito. Esses valores devem ser ensinados aos jovens, quanto a castidade é um fardo que envelhece, tornando-nos deprimidos e enrugados antes do tempo certo.

    O livro de Eclesiastes contém sábia passagem..." alegra-te jovem na tua juventude e recreie o teu coração nas coisas que lhe dão prazer..."

    Ora, o que daria prazer ao coração de um moço? O nervosismo de sentir sua vesícula transbordando, seus hormônios induzindo-o a pensamentos macabros, alguns até criminosos em nome de um sugestão de abstinência?

    O que daria prazer a uma moça? A companhia de algumas pessoas com o triplo de sua idade, falando de assuntos dos quais apenas meio século depois tomaria ciência?

    Não seria a carícia de um abraço o ardor de um beijo e o perfume da juventude, tão mais apropriados no que se refere aos prazeres do coração ditos em Eclesiastes?

    Se alguém realmente tiver simpatia pelo celibato ou pela castidade, que aguarde pois os 70 anos de idade pelo menos, para não ser injusto consigo mesmo, nem se arrepender com amargor solitário no fim da vida.

    O exercício responsável da sexualidade é o desejo expresso do Criador, e, através dele, tão somente, poderemos no final de nossa jornada dizer alegremente para nossa consciência..."acabei minha carreira e guardei a minha fé"

    Big John

    ResponderExcluir
  22. “E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
    E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
    E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
    E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.“
    (Lucas 10:25-28)

    Esta é talvez a passagem mais conhecida da Bíblia. Sempre quando questionado em relação a uma passagem da Bíblia que pudesse sugerir algo que a pessoa não concorde, é comum a pessoa tentar reduzir toda a fé cristã a este pequeno trecho do evangelho de Lucas, em que Jesus responde a uma pergunta de “um certo doutor da lei”, que queria saber qual era a coisa mais importante para se fazer para ser salvo. Jesus, na verdade, perguntou pra ele “o que estava escrito nas leis e qual era a interpretação dele. A famosa frase não foi dita por Jesus, mas pelo jurista, que tentou resumir tudo o que ele conhecia a respeito das leis em uma frase só. Jesus apenas disse que ele estava certo.

    Ora, mas o Jurista era provavelmente um Judeu contemporâneo de Cristo, seguidor das Leis do Judaísmo e também do Império Romano, que subjugava seu povo. Quando ele disse “Deus”, é mais certo que estivesse referindo-se ao Deus dos Judeus e do Velho Testamento. E quando ele referia-se ao “próximo”, Jesus respondeu contando a parábola do bom samaritano, para dizer que o próximo é todo aquele que precisa de ajuda, vinda da pessoa que for. Por esta última parte do discurso, esta passagem do livro de Lucas ficou conhecida por mostrar uma versão de Jesus livre de preconceitos ao colocar um samaritano na história e pedir para que os Judeus dizerem quem era o “próximo”.

    Além disso, sob várias interpretações, “Deus” seria literalmente a mesma coisa que “A verdade”, “O amor” ou “A vida”. A existência do mal seria justificada pela possibilidade do livre arbítrio. Apenas pela não interferência de Deus, nós poderíamos aprender a viver no mundo que ele nos deu e por mais ingrata a sua realidade, deve-se ter esperança, pois o senhor protege os oprimidos e condena os corruptos, em seu devido momento, escrevendo certo por linhas tortas. Outras visões de Deus o definem como sinônimo de “propósito” ou mesmo de “a natureza”, ou “ou universo e a realidade em si”. Em qualquer uma delas, a existência da realidade depende de Deus, a única coisa que muda é qual o grau de participação de Deus sobre sua matéria criada. E aí os grupos se dividem naqueles que definem a “Deus” como “Incognoscível” ou como uma “Resposta”, quando ninguém mais consegue responder. Aí nasce o Deus das Lacunas e o culto à ignorância humana.

    Mas tudo depende do nome que você dá para a palavra. Será que um muçulmano que cultua Alá não estaria vivendo a vida sob princípios morais muito parecidos com os que cultuam Jeová? Ou mesmo com algum outro Deus com características universais que possam ser seguidas pela sociedade, inclusive por aqueles que não possuem Deus algum? Se “Deus” for a mesma coisa que “A verdade” e “o próximo” for a todas as outras pessoas, então esta regra universal é seguida por várias pessoas de diferentes credos, que passam suas vidas investigando e procurando conhecer “A verdade”, assim como praticam a caridade e respeitam as outras pessoas.

    Não faça para os outros, o que não gostaria que fizessem para você. Mais universal que isto, impossível. Mas como conversamos ao longo do tópico, as pessoas são estranhas. Algumas pessoas gostam de ser tratadas como “vermes”, como você disse. Gostam das coisas mais bizarras e imagináveis e por mais que seja difícil de admitir, são felizes do jeito que são. Nestes contextos, os conflitos morais residem sempre nos níveis de tolerância das diferentes partes do debate.

    ResponderExcluir
  23. Como podemos dizer se as pessoas estão mentindo sobre serem ou não felizes? O testemunho delas não é suficiente? O que seria esta “felicidade verdadeira”? Será que não seria ao êxtase de conhecer a si mesmo e entender qual é o seu verdadeiro papel na trama da peça ou na ordem das coisas? Você mesmo deu alguns exemplos interessantes de pessoas que abdicam de viver uma vida em família, abstendo-se do amor e do sexo para cumprir um dever militar ou espiritual, quando não para se ocupar de outras coisas, como aprender física, como é o caso do Sheldon Cooper do seriado Big Bang Theory, que você estava tentando se lembrar. Obrigar Sheldon Cooper a viver como as outras pessoas, valorizando o sentimento mais que a razão e gastando tempo considerável fazendo sexo, seria o mesmo que matar Sheldon Cooper.

    Eu odeio que as pessoas queiram se intrometer em minha vida para dizer o que eu devo ou não fazer, ou o que eu devo ou não gostar. Não raramente, gosto de coisas que pouca gente gosta e desgosto de outras que são unanimidades que me parecem estúpidas. Exatamente por isso, eu tento, ao máximo possível, não interferir no que os outros fazem, desde que isso não me prejudiquem. Honestamente, pouco me importa as condutas sexuais das pessoas, mas se elas se dizem cristãs, não poderão dizer que não estão sendo contraditórias ao dizerem seguir doutrinas que condenam explicitamente condutas que vivem em vida.

    Mas como também já foi dito, desde Lutero, ninguém mais tem desculpa para permanecer hipócrita. Acha que o culto ao domingo e a dessacralização do Sábado é um sacrilégio, seja Adventista do Sétimo Dia! Quer ser mais radical ainda e virar vegetariano? Seja da reforma. Mais radical ainda? Monte uma igreja com seus próprios princípios e interpretações da Bíblia. Justifique da mesma forma que todos justificam, mas nunca se esqueça do que estava escrito no livro de Lucas: Sua religião diz que temos que amar a todas as pessoas, e como você é religioso, então é uma boa pessoa e Jesus irá sempre te perdoar, ao contrário destes ateus, perdidos na vida sem propósito.

    Por isso, não será de se espantar se começarem a surgir denominações ditas cristãs que conseguem interpretar a Bíblia a seu jeito, colocando as coisas todas em seus respectivos “contextos” e passem a justificar as conflitos que são responsáveis pelo afastamento de muitas pessoas dos cultos religiosos, como a condenação ao homossexualismo, aborto e direitos femininos, que são os temas mais polêmicos e também mais delicados em todo este debate sobre secularismo contemporâneo X interferência da religião na sociedade ou mesmo o Reformadores X Conservadores. Estas igrejas seriam inicialmente fortemente condenadas pelas outras igrejas, da mesma forma que os primeiros reformadores foram condenados e perseguidos pela contra-reforma. Mas com o tempo, o mundo contemporâneo cada vez mais globalizado e também democrático iria acabar se adaptando a este novo nicho de mercado e enquanto houver alguma forma de se lucrar com isso, haverá alguém explorando a possibilidade.

    ResponderExcluir
  24. Neste admirável mundo novo, os sacerdotes celibatários que vivem suas vidas reprimindo seus desejos sexuais, algumas vezes bem fortes, outras nem tanto, lutam bravamente para manter vivos os valores sagrados da castidade, em especial entre aqueles que devotam suas vidas no ministério de cristo, ao mais fiel exemplo do maior ícone de sua doutrina, que proíbe o casamento, mas não da mesma forma que aqueles hereges gnósticos cátaros e albigenses do século XI.

    E neste mesmo mundo, alguém que queria louvar alguma “Deusa” da natureza que sacraliza o sexo e as mulheres estará protegido pelas mesmas leis que protegem outros que tenham uma visão patriarcal e baseada na Bíblia.

    ResponderExcluir