sábado, 10 de março de 2012

Lúcio X Leonardo Ferreira - Samsara


lucio2 pereira 21/10/2011
considerações iniciais
De praxe,saudar meu adversário Pink Floyd 22cm em mais um debate e desta vez com um tema bem diferente daqueles que costumam aparecer por aqui! Como sempre,vou respeitar a linha que meu oponente vai tomar ao longo deste duelo mas adianto:neste duelo em especial vou usar todo o meu poder de percepção do tema escolhido tendo como base a realidade da existência humana independente do Induísmo,religião que aborda Samsara!Desejo que,conjuntamente com Pink,mesmo em campos opostos de explanação,consigamos construir um debate totalmente diferente dos que já ocorreram até aqui!Para isto,conto com a espontaneidade retórica de meu adversário já percebida por este que vos escreve...em frente...
lucio2 pereira 21/10/2011
existência...o porque dela? qual a finalidade da vida?a velha pergunta que até hoje não foi respondida!Tanto esforço,tanta gana e no fim disto tudo? cinza!pó! Somos mais uma forma mortal qualquer apesar do intelecto e do polegar opositor! Nossa vida,nossos dias,derrotas e conquistas em grande verdade de nada valem!Somos um trapo feito de carne e ossos no final das contas! E neste imenso disco de vinil chamado roda Samsara,alguns acreditam em justiça de reencarnações,o que na minha opinião é mais um subterfúgio humano que serve para fuga já abordada no debate morte feito aqui nesta comu!Mas ao falarmos de vida?ela existe? ou realmente vivemos parte desta ilusão? na hora do tribunal de travesseiro...somos absolvidos?NÃO!somos peças medíocres de Samsara...a roda...fatos que nos levam a patinar nesta existência conflituosa.a única verdade na visão deste mortal é que representamos papéis sob o comando deste diretor maligno,não no sentido maniqueísta da palavra,e sim na construção de dor que toda forma possui! Forma é dor!é se separar do todo que é o vazio!Samsara é a roda que nos alimenta e envenena ao mesmo tempo!o fogo da vida que nos faz brilhar e nos consome!Não foi feito para ser combatido,enfim,neste inicio,trago a opinião que somos apenas marionetes desta força chamada continuísmo incontrolável...
Leo 22 [<o>] 21/10/2011
Introdução - Olá Lúcio
Amigo eu não compreendo porque pessoas fazem essas perguntas que você me fez: "existência...o porque dela? qual a finalidade da vida?a velha pergunta que até hoje não foi respondida!Tanto esforço,tanta gana e no fim disto tudo?"

Primeiro, não sou existencialista, não passo os meus dias analisando o homem em sua relação com o mundo e suas contradições em oposição as filosofias tradicionais, as crenças religiosas e valores morais que idealizam a perfeição para condição humana.

Segundo, se a sua vida não tem finalidade, ou se alguém passa a vida perguntando-se qual é a finalidade dela no fundo está infeliz com alguma coisa. Não vejo outra explicação plausível para uma pessoa em sã consciência e realizada com seus atos ficar murmurando esses questionamentos a si mesmo. O que não tem sentido é isso e não a vida.

As pessoas atualmente estão num mundo onde dizem que as perguntas são mais importantes que as respostas pois isso move o mundo. Pode até ser, mas me diga quem não tem as repostas necessárias a si mesmo fica como? Fica a deriva e sendo manipulado por questionamentos sobre auto conhecimento ou sendo moldada por filosofias baratas de auto ajuda?

Pelo que sei a base da filosofia considerava Deus como responsável pela ordem das coisas na vida humana pelo simples fato que somos feitos a imagem e semelhança de Deus.

Isso é importante saber porque muitos passam a vida reclusos numa inércia racional e espiritual que se perdem de si mesmos pois não tem a exata noção de que cada um de nós fazemos parte do cosmos.

E aqui eu não falo de um Deus criador do homem como o conceito comum aborda, mas como ordem das coisas já existentes esse é conceito de Demiurgo.

Se nós somos semelhança desse Deus seja ele quem ou que for sabemos que ele é superior, então nós também somos superiores.

Nesse conceito que estou usando o básico é que nada no universo ocorre ao acaso mas que há uma inteligencia superior e que nós temos acesso a ela.
Leo 22 [<o>] 21/10/2011
Para enfatizar melhor isso quero explanar que não somos limitados por aquilo que pensamos ou sentimos apenas, podemos na verdade transcender esse campo, porque não somos sujeitos passivos mas sim proativos se assim desejarmos.

Na soceidade atual as crenças, as filosofias sempre pregam que há uma passividade ao que está ocorrendo como se não pudessemos mudar os rumos das coisas, e isso por si só é contraditório aos conceitos de fé, esperança e dão ensejo a karmas, reencarnações e predestinações etc etc.

A vida no meu entender é algo superior a repetições de vidas, de eternos retornos e qualquer coisa que delimite o ser humano como incapaz de em uma só vida ou experiencia de vida explorar todos os seus campos racionais e espirituais de forma profunda e total.

Alguns dizem que somos "limitados" pelo pecado, pela carne, pelas circunstâncias etc.

No fundo se nós não tivermos um projeto de vida claro em nossa mente e estivermos dispostos a realizá-lo de acordo com nossas capacidades, nós não temos como julgar nossas próprias ações.

Se nós somos capazes de compreender o nosso mundo a partir de nossa posição nele já é um bom começo para descobrir qual a nossa trajetória a ser seguida. A beleza disso está que somos livres para escolher mas como diria Neruda, somos escravos das consequencias de nossas escolhas.

Talvez seja por isso que muitos se perguntem qual a finalidade disso e daquilo na minha existência ao invés de desdobrar o que há por de trás dessas questões que é tempo espaço e realidade.
Leo 22 [<o>] 21/10/2011
Isto é, espaço tempo e realidade de acordo como nossas escolhas.

Ortega y Gasset diz que somos nós reféns de nossas circunstancias e outros dizem que tudo que plantamos cultivamos e colhemos numa fase ou outra da vida.

Se cultivamos questionamentos e não ações vamos colher respostas? Não necessariamente...

Taí fica a questão em aberto para sua réplica Lúcio.
lucio2 pereira 21/10/2011
grande começo Pink...
Sim!Temos aqui um debate senhores leitores! O pensamento defendido pelo debatedor adversário infelizmente,limita-se em perceber a vida como feita só do momento presente e ela não é!Pink defendeu samsara de modo equilibrado e brilhante mas tal manobra é como seu objeto de defesa...devora a si mesmo!Peço que Pink explique se só os infelizes que tem o poder do questionamento...não quero acreditar que ele pense desta forma,mas se pensa,torna o debate mais atrativo,principalmente a mim,que não concordo que só os infelizes são dotados de penso logo existo...Ora Pink,felicidade e tristeza são partes da indumentária se samsara...ambos sentimentos são ilusórios tanto é que se revezam de acordo com as situações! quando Zaratustra diz mate seu deus e vença a si mesmo consegue acertar um Jab em Samsara!Platão tambem é bem sucedido
no mito da caverna...questionar a caverna é estar infeliz dentro dela?Não são sentimentos baratos que nos levam a evolução e talvez...libertação de samsara...o pensamento,a tal viagem na maionese que de acordo com o nobre adversário é uma espécie de perda de tempo que trouxe coisas que interferiram no mais do mesmo
lucio2 pereira 21/10/2011
compreensão é domínio!compreender a vida é dominá-la!Mas não ter nos valores de Samsara tijolos de neon!Concordo que somos todos parte de um todo maior mas este todo não é cada um de nós! a unimultiplicidade do grande Tom Zé diz que cada homem é sozinho na casa da humanidade! Portanto, o sabor da vida é artificial não é realmente aquilo que molda o pensamento em sua raiz.Isto reflete-se nas castas que ao longo da história trabalharam brilhantemente para sustentar samsara!Pink,mesmo estando felizes e construindo coisas boas,estas são partes daquilo que não é real e o próprio tempo é minha testemunha de defesa...

sua vez amigo...
Leo 22 [<o>] 21/10/2011
Réplica
Lúcio, faz favor realiza cara. Dá um F5 aí nos seus argumentos porque tá confuso. Não vem com essa estratégia manjada de tentar me desacreditar nos meus argumentos. Se os meus argumentos estão ruins os seus estão piores ainda do ponto de vista formal e retórico.

Quando você ao menos conseguir redigir três postagens com pensamentos e idéias conexas com invenção disposição clara dos argumentos e elocução e refutação prévia tudo bem. Do contrário você fica só lançando falsas premissas sem fundamento algum.

Outra coisa. Não sei de onde você tirou que sou adepto de filosofias orientais do hinduísmo ou budismo, a única comunidade indiana que tem no meu staff de comunidades é sobre mercado financeiro que em nada tem haver com filosofia ou samsara ou qualquer outra filosofia.

Toda minha argumentação inicial foi com base na transição da mitologia grega para a filosofia pré-socrática. Ficou evidente que você não identificou isso na minha argumentação que ainda citei Pablo Neruda e Ortega y Gasset, ao contrário de você que citou a Alegoria da Caverna de Platão, que não é em nada ainda ligado a visão de Sócrates ou dos pré-socráticos como citei originalmente. Estava tratando de pensamento mítico pré-religioso meu caro Lúcio. Pena que você não identificou isso com clareza na sua réplica.

Agora vou expor uma idéia nova aqui e espero que você compreenda de forma clara. Essas ideas de retorno eterno e de felicidade plena colocou muitos filósofos em apuros. Ao imaginar que tudo o que se passou na vida de um ser humano com senso crítico e dotado de razão vai se repetir indefinidamente isso por si só parece um mito. É o chamado mito da negação.

Nessa oposição sempre fica a questão ao ser humano do que está certo ou errado, coerente ou incoerente, bom ou ruim na sua vida. Essas são questões básicas que uma pessoa com maturidade consegue lidar com naturalidade desde que tenha um mínimo de senso de direção.
Leo 22 [<o>] 21/10/2011
Ela não precisa necessariamente de um filosofia ociedental ou oriental para se guiar. Na verdade ela precisa de instintos e razão condicionados a tomar decisões equilibradas diante dos fatos que evitem o sofrimento. Isso sem dúvida parece bastante como meditação hindu do Comer Rezar e Amar ou noção de evitar o sofrer do budismo, mas no fundo isso é uso da nossa própria inteligência natural.

São Tomás de Aquino disse que inteligência é ler por dentro, e essa é tradução literal dessa palavra do latim “inter legere”. Ler para dentro de nós mesmos é um dado essencial de conhecimento abstrato que pode ser codificado em qualquer filosofia, mas independente de qual seja é uma ato puramente racional,. mas que algumas pessoas tomam em demasia como espiritualidade superficial.

Há uma mania das pessoas acharem que estão ligadas a algo maior quando nem sequer estão conectadas consigo mesmas, pois não conseguem olhar para dentro de si e ver o que são de fato no cosmos.

Se para algumas concepções o individuo tem uma parcela de logos divino ou se é puramente logos racional ela tem que ter o máximo grau de conhecimento primitivo e básico sobre si mesma para traçar o que a sua vida vai ser aqui nesse mundo e não no plano superior que talvez nem exista de fato.

Todos tem fé ou esperança que exista um amanhã, um céu em oposição ao inferno, toda essa metafísica do karma, do ir e voltar e evoluir. Sempre pensam no ontem e no futuro, mas nunca no presente que é quando e onde tudo está fluindo. Até o Dalai Lama é categórico em afirmar que as pessoas são pré-ocupadas demais com fatores de espaço e tempo externos a si mesmo e que deixam de lado as coisas de dentro, que é aquilo que o São Tomás chama de ler por dentro de si mesmo.

Leo 22 [<o>] 21/10/2011
Acho que isso já dá uma base para você refletir Lúcio e notar que não sou adepto dessas filosofias orientais como você achava que eu fosse por uma falha na sua observação do meu perfil.

Nós hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade em que todos estamos reaprendendo ser e estar. Os povos, as sociedades, as culturas e as religiões, todos trocamos experiências e valores uns com os outros no chamado mundo globalizado ou glocal. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente a aprender mais coisas uns com os outros e consigo mesmos.

Aprender especialmente como unificar o corpo a alma e mente num só estágio de compreensão de como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência dos dias com a transcendência dos anos. A

A nossa plena liberdade simbolizada o unir-se a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade. E, ao final, teremos descoberto milhares de motivos para viver mais e melhor, todos juntos, como uma grande família capaz de harmonizar as coisas como inteligência mútua.
lucio2 pereira 21/10/2011
não quis desacreditá-lo em nada Pink...não é do meu estilo este tipo de investida!Se sua defesa argumentativa abalou-se e você suscitou uma aresta para descrença noto sim que o amigo percebe em minha explanação sentido e consistência!Tambem não estou equivocado quanto ao conteúdo do seu perfil tanto é que a proposta foi aceita pelo debatedor desafiado!Bem,voltemos ao que interessa...o debate!

Pink,olhar para dentro de nós mesmos tambem não passa de mais uma das ilusões de samsara!explico:não somos o cosmo pois este é infinito e nós meros mortais! o debatedor critica a auto-ajuda e agora usa de um de seus maiores componentes...a ligação com algo além...na minha opinião...mais um subterfúgio para nossa mesquinha existência! Percebo ainda uma curva nos últimos argumentos de meu adversário que já não defende com a mesma energia o sentido da vida...é Pink,não há como haver sentido em algo que é limitado a repetição!A humanidade vive a patinar desde que ousou fazer parte de um todo baseado em divindades passageiras! Mesmo que o amigo não seja adepto a crenças,com certeza as conhece e as mesmas pregam coisas muito parecidas com os argumentos que trazes para este debate!FELICIDADE,REALIZAÇÃO,HUMANIDADE...mesmo sem querer,o pólo oposto se faz presente sem confusão alguma aos leitores que conseguirem acompanhar este duelo com uma visão mais ampliada
lucio2 pereira 21/10/2011
samsara nos ilude a todo momento de que somos algo!de que podemos construir algo!isto é base para conflitos incessantes portanto o mundo maravilhoso que acreditas ser possível desmorona em si mesmo devido aos desejos...trago a este debate a defesa de que nada somos!!!tolices como reencarnações,espírito e felicidade são obars de samsara que nada mais é que o poder constituído pelo forte!!!realmente uma pena as regras do debate nos limitar a um nº de posts,enfim...quando defende a tal família humana,defendes samsara o estado personal algo que ao meu ver é raiz de toda doença existencial!Veja amigo Pink,discutir samsara não é só discutir a visão induísta mas saiba que esta foi incorporada a visão cristã ocidental,inclusive de são Tomás,um pensador limitado pela rédea da religião!!!a ponta desta pirâmide tenta a todo ommento esconder sua base..que é a areia....
lucio2 pereira 21/10/2011
samsara nos ilude a todo momento de que somos algo!de que podemos construir algo!isto é base para conflitos incessantes portanto o mundo maravilhoso que acreditas ser possível desmorona em si mesmo devido aos desejos...trago a este debate a defesa de que nada somos!!!tolices como reencarnações,espírito e felicidade são obras de samsara que nada mais é que o poder constituído pelo forte!!!realmente uma pena as regras do debate nos limitar a um nº de posts,enfim...quando defende a tal família humana,defendes samsara o estado personal algo que ao meu ver é raiz de toda doença existencial!Veja amigo Pink,discutir samsara não é só discutir a visão induísta mas saiba que esta foi incorporada a visão cristã ocidental,inclusive de são Tomás,um pensador limitado pela rédea da religião!!!a ponta desta pirâmide tenta a todo momento esconder sua base..que é a areia....
Leo 22 [<o>] 23/10/2011
"não somos o cosmo pois este é infinito e nós meros mortais! o debatedor critica a auto-ajuda e agora usa de um de seus maiores componentes...a ligação com algo além...na minha opinião...mais um subterfúgio para nossa mesquinha existência! Percebo ainda uma curva nos últimos argumentos de meu adversário que já não defende com a mesma energia o sentido da vida...é Pink,não há como haver sentido em algo que é limitado a repetição! A humanidade vive a patinar desde que ousou fazer parte de um todo baseado em divindades"

Como diria Jack Estripador vamos por partes.

Se nós não somos parte dos cosmos ou do logos Lúcio, acho que você se esqueceu de dizer do que somos parte. Seria do acaso? Da evolução das espécies?

O Lúcio nessa frase dele mostra que acha que somos deuses mitológicos que temos dons sobrenaturais para compreender a vida e alterar ela como um passe de mágicas.

Depois diz falaciosamente que eu disse que a auto ajuda é algo ruim, quando eu não disse nada referente a ser bom ou ruim apenas citei a auto ajuda e só. Lúcio você está compreendendo a minha posição ou acha que eu sou algum teólogo que entende de divindades e mistérios.

Acho que não tenho como vencer esse debate, e deveria desistir, pois estou diante do Lúcio um grande metafísico que em dois ou três posts consegue sublimar toda a essência da psicanálise e da filosofia e mais quinhentas outras ciências e decifrar o porque a raça humana se questiona porque suas vidas são boas ou ruins.

Lúcio me diga se você concorda em desligar os aparelhos que mantém algum ente querido em estado vegetativo vivo? Afinal somos mortais mesmo como você disse não devemos valer muita coisa na sua concepção.
Leo 22 [<o>] 23/10/2011
Numa coisa o Lúcio está coberto de razão nossa limitação é repetitiva é sem sentido. Afinal todos os dias acordamos comemos conversamos depois comemos e depois dormimos acordamos e assim por diante.

Segundo esse pensamento dele somos seres alienados sem muita escolha e ele afirma isso categoricamente no trecho destacado que é o centro da argumentação metafísica que ele sabiamente expões com conhecimento de causa sendo ele também mero mortal.

A limitação é algo que o Lúcio deve contemplar muito em suas reflexões intelectuais. Creio que quando ele leu a bíblia ele dela extraiu todos os dogmas e depois ao ler as obras dos vedas fez uma fusão entre as duas coias e agora tem a formula perfeita para conviver em paz com sua limitação mais profunda.

Noto que o Lúcio tenta esconder com isso algo maior, algo oculto que ele acha que é grande que anda também sem uso, pois não encontra parceiros para compartilhar essa energia que tem dentro dele.

O poder de conhecimento que Lúcio tem sobre as pessoa permite que ele sinta as minhas vibrações do samsara e diga>>. "Pink sua nergia não é mais a mesma da antes".

Portanto, ele tem razão, já são duas horas da matina e estou cansado preciso dormir e fico no aguardo das novas considerações do Lúcio e que ele aponte nela onde está de acordo comigo.
lucio2 pereira 23/10/2011
final
de todos os debates que já travei nesta comu,este sem dúvida está sendo o meu preferido!Por isso aprecio tanto esta comunidade que consegue fazer o confronto dos opostos sem interesse econômico algum...bem,adiante...

Pink,não se de por vencido,a tarefa de defender a limitação humana não é para qualquer um!eu mesmo,teria dificuldades(IRONIC MODE OFF)mas você mostra pureza nas suas colocações só não concordo com elas!Quanto ao que conseguir desvendar nas minhas reflexões meramente humanas,são experiências que qualquer pessoa tem o poder de fazer.Basta se desprender do nosso tema principal:o continuísmo sem sentido que Samsara representa!permita-me "atirar-lhe um livro" neste contundente porém divertido confronto:

Piotr Kropotkin

Em primeiro lugar, o niilista declarou guerra contra o que ele descreveu como "as mentiras convencionais da humanidade civilizada."

Será que Piotr tambem descobrira alguma fórmula mágica de convivência?Se conhece este grande autor,já tens a resposta!Quanto a eutanásia é um belo tema hein?quem sabe poderíamos debate-lo?
lucio2 pereira 23/10/2011
final 2
Enfim,me deparo com Pink!Um adversário puro em suas colocações não no sentido de ingênuo e sim de sincero em "defender" o continuísmo desta estrutura cheia de castas e preconceitos por acreditar que assim deve continuar a humanidade!e talvez,que não exista um novo jeito de convivermos!Para finalizar digo a Pink que Samsara nada mais é que o estado personal!Não convivemos como irmãos de passagem terrena.Convivemos por interesses e necessidades e por isso que de século em século, o tal fim do mundo as vezes faz parte das pautas midiáticas!

Pink,na visão superficial estamos duelando,mas se olharmos com a visão acima de samsara,de valores idiotas de vitória e derrota somos 2 seres pensando em conjunto...e agradeço por isso! para terminar uma frase do grande Zé Ramalho

"O POVO FOGE DA IGNORÂNCIA APESAR DE VIVER TÃO PERTO DELA"

paz e luz irmão Pink!!!!!!!!
Leo 22 [<o>] 24/10/2011
Final
Nesse debate o Lúcio em momento algum foi claro e didático quanto seus pontos de vista e apenas tratou de um tema com base na sua sentimentalidade deixando de lado observações racionais.

O tema não é indutivo e sabemos que isso que ele chama de Samsara é para muitos um assunto desconhecido. Visando sanar essa falha dele cito aqui que: "Samsara é uma palavra sânscrita que significa que o ciclo eterno da vida. O mundo em que vivemos agora."

Toda sorte de filosofia oriental é amplamente conhecida por seus adeptos mas o Lucio parece ser confuso quanto a isso na suas colocações em momento algum ele deixa claro se segue ou não essa filosofia.

Em outros momentos me ataca argumentando que não valorizo essa tradição. No fundo respeito mas sou como dito meu perfil mais um estoicista do que outra coisa em aderência de segmentos filosóficos.

Conforme isso eu digo que valorizo a racionalidade humana em face dessas teorias ou filosofias orientias tão distantes de nossa cultura habitual e por isso seguir uma filosofia desse tipo por um cidadão gaúcho como o Lúcio é no mínimo estranho por não saber dos fundamentos dessa filosofia de forma clara.

Se ele fosse budista tibetano ficaria mais claro suas posições devido todas as posturas dele serem mais de Sidarta Gautama do que da Samsara como andei pesquisando: "Gautama viu 3 coisas que iriam mudar sua vida: um ancião que, encurvado, não conseguia andar e se apoiava num bastão, um homem que agonizava em terríveis dores devido a uma doença interna, um cadáver envolvido num sudário de linho branco.

Essas 3 visões o puseram em contato com a velhice, a doença e a morte, conhecidas como “as três marcas da impermanência", e o deixaram profundamente abalado."

Com isso se comprova que muitas pessoas aderem estas filosofias de vida orientais como Samsara por medo e temores que não são racionalizados de forma correta no psicologico da pessoa.

Termino por aqui agradecendo ao Lúcio pelo debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário