quarta-feira, 28 de março de 2012

Mariana X Lucas - Alienação no Futebol


    • Mariana Esper Já no periodo de Império da história de Roma, quando havia a necessidade de se controlar uma população que se encontrava numa situação miserável, o Imperador tomou a iniciativa de criar uma solução, que pode ser comparada com medidas que nosso Governo toma, que é a politica do Pão e Circo, que se resumia em oferecer à uma população que podia a qualquer momento se organizar em revoltas, diversão (lutas de arena) e alimento. Essa solução pode ser facilmente observada de várias maneiras, tomando como o exemplo o
      Brasil. Poderia citar o Bolsa Familia e outros, mas vou basear minha critica no futebol, que é um meio fortissimo de destrair as mentes alheias e fácilmente manipuladas, de toda
      as falhas (que estão longe de serem poucas), destinando uma quantia considerável, que podia estar sendo destinada a melhorar a situação do País, para ser gasta coma a mania dos brasileiros (boa parte) de serem fanáticos por futebol (segundo a Folha, é estimado que se gaste cerca de 112 com a Copa do Mundo por exemplo, fora a quantia que é gasta na construção de estádios para uso dos times nacionais). Ou seja, não importa sua situação no trabalho, da educação dos seus filhos ou se você vai conseguir ser atendido com decência pelo SUS (nosso queridissimo sistema único de saúde), contando que você consiga reservar um tempo pra destinar a assitir e torçer apaixonadamente pelo seu querido time de futebol.
    • Lucas Pierre Domingos Fernandes Duas perguntas: 1. o futebol tem desempenhado, no Brasil, a função de transmissão de valores educativos e de afirmação de condutas civilizadas? e 2. o futebol tem contribuído como referência para a construção de uma nação mais democrática e socialmente justa?

      De fato, SIM. O futebol representa a sociedade brasileira no mundo todo, contribui para o desenvolvimento econômico e turístico do páis e traz uma tradição cultural que caracteriza a nação brasileira.

      Sobre a alienação, ela não procede. É non sequitur. Ora pois, veja o UFC: quer dizer que porque este esporte tem grande aceitação nacional ele também está nos alienando?

      E porque o futebol apenas é atacado como objeto alienático? Somos todos alienados de uma ou outra forma, cara duelista. Sei que você gosta do grupo de rock Ramones, logo os Ramones a alienam.
    • Mariana Esper A luz do exposto, observa se que a sua afirmação proposta sobre o futebol está transmitindo valores educativos, afirmando condutas civilizadas e que contribui para a construção de uma sociedade mais democrática e socialmente justa. Descordo. Futebol, como reafirmo só tem servido pra solidificar o brasil como uma nação fútil aonde a cultura (para o exterior) só se baseia em carnaval, samba e futebol.O que é não procede, afinal,temos uma cultura riquissima, seja ela a dos nossos indios remanescentes e diga se de passsagem a cultura do nordeste "salve salve Antonio Conselheiro" ,mas o que importa é que somos uma nação com uma mistura étnica imensa que possui uma diversidade cultural muito grande pra se resumir e apenas favorecer esse tipo de imagem.
      O que difere o futebol do UFC por exemplo, é o fato do povo brasileiro ser conhecido por ser um grande apaixonado por futebol, não tem nem comparação com UFC. É fácil, só ver o
      quanto se gasta investindo em futebol ou em lutas... Futebol é exibido em praticamente todos os canais televisos em horários de grande audiência. Futebol é uma cultura de massa e como cultura de massa aliena sim.
      E no caso, futebol é atacado como forma de alienação por ser o assunto do debate, e mesmo achando que a afirmação de que sou alienada pela banda que eu escuto, foge do propósito
      aqui seguido, lhe respondo. O fato deu escutar essa banda, não interfere em nenhum momento sobre a minha percepção no mundo politico, ou a situação de meu país.
      8 de Março às 19:55 ·  ·  5
    • Lucas Pierre Domingos Fernandes Minha cara, o que você sugere então? O término do futebol com os seus respectivos campeonatos no Brasil?

      De fato, isso é um tremendo absurdo. Existem outros fatores alienantes nesse país. A própria Rede Globo com o seu reality show BBB e sua dramaturgia manipula diretamente.

      Esporte não manipula. É entretenimento, diversão. Se é asusnto do debate, é porque se trata de uma paixão nacional, do mesmo jeito que o basquete nos EUA, um povo com um sistema educacional incrível.

      Não se trata de ALIENAÇÃO, se trata de INFLUÊNCIA SOCIAL E CULTURAL.
      13 de Março às 09:37 ·  ·  1
    • Mariana Esper Meu caro, concordo quando diz que a rede Globo, seus realitys
      shows e novelas assim como outros exemplos são instrumentos
      de alienação, mas veja bem.
      Realmente futebol como ESPORTE não manipula.
      O grande problema é que se criou uma verdadeira indústria
      por trás do esporte.. você citou a paixão norte americana por
      basquete, mas por algum acaso já ouviu falar de brigas entre
      torcidas que resultou em várias pessoas feridas? O problema é
      o seguinte: Futebol já não é mais só um esporte. Futebol hoje
      alem de ser uma enorme forma de distração popular, é sinonimo de fanatismo (que em nenhum caso é saudável) e paixão (como você mesmo disse), e para um pais como o nosso, isso é muito preocupante. Volto a repetir, futebol é cultura de massa, e cultura
      de massa aliena. Um país aonde a taxa de analfabetos, vamos considerar só os funcionais, é de cerca de 28 - 30%, não precisa de mais investimento em futebol, e nem de ter que engolir todo esse fenomeno como super saudável e empolgante, precisa é de uma educação de melhor qualidade, precisa aprender a eleger com responsabilidade seus representantes e não vender seu voto ou
      eleger um canditado seguindo a lógica " roba mas faz ".
      16 de Março às 21:11 ·  ·  5
    • Lucas Pierre Domingos Fernandes Pelo jeito a cara duelista não acompanha NBA americano e outros esportes.
      Minha cara, em qualquer esporte onde se tenha uma disputa acirrada SEMPRE haverá briga entre torcedores, SEMPRE haverá discussão.

      A diferença fundamental entre o esporte e esse programas alienáticos está em uma concepção: o futebol é paixão nacional. Não é porque você assiste e acompanha que você deixar se levar por ele, ao contrário do que acontece quando falamos de novelas ou BBB.

      Essa é a concepção fundamental.
    • Mariana Esper Ah meu caro, vejo que você tem conceitos equivocados sobre a Indústria do futebol... Não conheço os motivos pelo qual você não vê que futebol possui sim ,tanta força de alienação quanto os programas que você cita, e provavelmente isso ocorre exatamente porque é uma
      paixão nacional, se não fosse, seria mais um esporte qualquer aonde torcer e acompanhar é perfeitamente normal mas com todo esse amor por futebol as massas se tornam um alvo perfeito para serem alienadas e sim; Em qualquer lugar que existe disputa, existe confusão mas o caso Brasileiro é preocupante sim, basta comparação.
      Lembre - se: Moramos em um país de 3º mundo (emergente, mais ainda subdesenvolvido) com deficiência em praticamente todos os setores sociais mas ainda sim orgulhoso de ser a 6ª maior economia do mundo, você tem certeza de que todo esse imenso investimento e atenção
      que se destina e se coloca no nosso futebol tem como unico objetivo entreter e/ou beneficiar a questão social do nosso idolatrado país?
      segunda às 20:33 · 
    • Lucas Pierre Domingos Fernandes De fato, caríssima duelista, devo apenas concluir de que nada sabe sobre o assunto Alienação. Não escreverei mais, pois sei que já perdi este debate perante ao restante desta casa.

      Assim sendo, espero debater mais com a senhora em uma futura oportunidade.
      Ontem às 13:59 · 
    • Lucas Pierre Domingos Fernandes Debate encerrado!
      Ontem às 13:59 · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário